Projeto de energia geotérmica em Wilhelmsburg: Novos adiamentos até 2026!
O projecto de energia geotérmica em Hamburgo-Wilhelmsburg está novamente a ser adiado. O fornecimento de calor para 6.000 domicílios é esperado em breve.

Projeto de energia geotérmica em Wilhelmsburg: Novos adiamentos até 2026!
O projecto de energia geotérmica em Hamburgo-Wilhelmsburg, que deveria abastecer muitas famílias com energia sustentável, está paralisado. t-online.de relata que o comissionamento da planta foi adiado novamente. O início das entregas comerciais de calor, previsto para a primavera de 2025, não está agora previsto para ocorrer antes de 2026. O objetivo original de abastecer até 6.000 residências com energia geotérmica está agora muito distante. A primeira perfuração, realizada em 2021, já mostrou que as condições geológicas não são as ideais, uma vez que não foi possível extrair depósitos suficientes a uma profundidade de 3.000 metros.
Os atrasos se devem a mudanças de planos. Os responsáveis gostariam de manter aberta a opção para uma segunda perfuração geotérmica. Para dar espaço a estes projectos, está a ser preparado o antigo local de perfuração na zona portuária e iniciadas as obras de fundação para a construção de uma casa de caldeiras. welt.de acrescenta que os pedidos de licença para a usina tiveram que ser revisados, o que alonga ainda mais o planejamento.
Detalhes sobre o projeto
O plano agora é bombear água de uma profundidade de cerca de 1.000 metros e aquecê-la a cerca de 80 graus usando bombas de calor. Esta é uma mudança em relação ao conceito original, que previa que a água atingisse temperaturas de até 130 graus. No entanto, a eficiência deste sistema permanece incerta, uma vez que no futuro será alimentado por eletricidade e o consumo real de energia depende de vários fatores, como a temperatura ambiente e o modo de operação. O site Deutsche Erdwärme aponta que a eficiência testada em laboratório é 4,5 vezes o consumo de eletricidade como energia térmica.
Neste momento, as centrais energéticas de Wilhelmsburg já abastecem duas redes de aquecimento descentralizadas, que juntas abastecem 157 edifícios e cerca de 3.700 unidades residenciais com calor. Isto faz parte do projeto maior “Reallabor Integrated Heat Transition Wilhelmsburg”, que é financiado pelo Ministério Federal da Economia com 22,5 milhões de euros. No entanto, até ao momento não há informações claras sobre os custos totais do projecto de energia geotérmica.
Aumentos nos preços do aquecimento urbano
Outro desafio é o aumento dos preços do aquecimento urbano e da água quente, que aumentaram quase um terço desde 1 de Maio. Este facto poderá tornar-se um encargo financeiro adicional para os cidadãos de Wilhelmsburg, especialmente em tempos de atraso. A esperança de um fornecimento de calor fiável e económico através do projecto geotérmico permanece inalterada para muitos, enquanto aguardam por informações claras sobre o futuro desenvolvimento do projecto.