EuroBasket Feminino da FIBA 2025: Hamburgo celebra o basquete feminino!
Conheça o diversificado programa de apoio ao EuroBasket Feminino da Fiba 2025 em Hamburgo, de 19 a 22 de junho. Uma celebração do basquete feminino!

EuroBasket Feminino da FIBA 2025: Hamburgo celebra o basquete feminino!
A expectativa em Hamburgo está aumentando! De 19 a 22 de junho de 2025, a cidade hanseática não será apenas sede do EuroBasket Feminino da Fiba 2025, mas também oferecerá um amplo programa de apoio que atrai todos os olhares para o basquete feminino. Ao proclamar a “Década do Basquete Feminino”, a Federação Alemã de Basquete (DBB) estabeleceu uma missão ambiciosa: promover o basquete feminino na Alemanha. Embora no passado o basquetebol feminino tenha sido muitas vezes ofuscado pelos seus homólogos masculinos, o seu papel mudou significativamente e está a tornar-se cada vez mais importante a nível internacional.
Um elemento central do programa de apoio é o workshop “Mulheres no Basquete”, que acontecerá nos dias 21 e 22 de junho. Especialistas e atores ativos discutirão diversos temas, incluindo mulheres em posições de liderança e carreiras duplas, moderados por Ireti Amojo. Também estará em foco a discussão sobre a proteção do voluntariado e a promoção de jovens gestoras, o que dá um importante contributo para o fortalecimento das mulheres no desporto. O programa é complementado pela formação de professores sobre o tema “Escolas de jogadas de basquete”, que será oferecida no dia 21 de junho.
Eventos emocionantes para jovens talentos
Um destaque do programa de apoio é o minifestival para meninas, que acontecerá de 20 a 22 de junho na escola distrital de Wilhelmsburg. Aqui, 80 meninas nascidas até 2014 podem participar de oficinas sobre temas como cyberbullying e a alegria de brincar. Os jovens participantes também poderão assistir a uma partida internacional e ter a oportunidade de adquirir camisas e certificados do evento. Tudo isso tem como objetivo ajudar a despertar o entusiasmo pelo basquete e pelos esportes em geral entre as meninas.
A ofensiva de mini-treinadores DBB 2025/26 também receberá o seu sinal de partida e oferecerá a 16 jovens treinadores seleccionados a oportunidade de continuarem a sua formação e de ajudarem a promover consistentemente jovens talentos. Entretanto, terá lugar no sábado uma Clínica de Árbitros Femininos, que não só transmite conhecimentos teóricos, mas também oferece impressões práticas para as árbitras.
Desafios e sucessos no basquete feminino
A história do basquete feminino é interessante e mostra muitos pontos de inflexão, desde os primeiros jogos nas universidades americanas no final do século 19 até a fundação da Associação Nacional de Basquete Feminino (WNBA) em 1996. Esta plataforma não só aumentou o nível de visibilidade nos últimos anos, mas também mudou permanentemente a imagem das mulheres nos esportes - desde a primeira ação de enterrada de uma mulher durante um jogo da WNBA por Lisa Leslie até as conquistas notáveis de jogadoras como Diana Taurasi. Jogadores que atuam como modelos inspiraram uma nova geração e motivaram-na a recrutar em igual medida.
Existem desafios atuais no basquete feminino, como salários desiguais em comparação com atletas masculinos e menor visibilidade na mídia. O progresso necessário para integrar as mulheres em posições de liderança continua a ser inevitável. Uma pesquisa de 2023 mostra que 45% dos fãs de esportes assistem regularmente aos jogos da WNBA, o que tem um grande potencial para maior desenvolvimento.
O abrangente programa de apoio ao EuroBasket 2025 é um passo na direção certa para aumentar a visibilidade do basquetebol feminino e inspirar a próxima geração de atletas. Graças a estas atividades, apoiadas pela Active City Hamburg e pela Kellogg's, não só é criado um espaço seguro para o empoderamento e a troca de conhecimentos, mas também uma rede que promove o desenvolvimento futuro do basquetebol feminino na Alemanha.