Hamburg Wasser apresenta balanço anual positivo: o consumo de água potável está aumentando!
No dia 18 de junho de 2025, a Hamburg Wasser apresentará o balanço anual de 2024: aumento nas vendas, abastecimento de água e investimentos futuros.

Hamburg Wasser apresenta balanço anual positivo: o consumo de água potável está aumentando!
Apresentado em 18 de junho de 2025 Água de Hamburgo o seu balanço anual para 2024. Um resultado positivo: pela primeira vez desde 2020 registou-se um aumento nas vendas de água potável, o que se refletiu num salto nas vendas para quase 674 milhões de euros. O que é particularmente agradável é que cerca de 2,3 milhões de residentes de Hamburgo receberam um total de 115,7 milhões de metros cúbicos de água potável.
É também digno de nota que, apesar de um ano chuvoso, não houve influências climáticas nos números de vendas. Particularmente digno de nota é o lucro, que é de 106,2 milhões de euros menos 3,3%. No entanto, em comparação com anos anteriores, o negócio parece estar estável. 37,5 milhões de euros fluiram para o orçamento da cidade provenientes do sistema de abastecimento de água, enquanto 67,7 milhões de euros do setor de águas residuais foram para reservas.
Investimentos no futuro
A Hamburg Wasser planeia investir cerca de 1,14 mil milhões de euros até 2028 para modernizar e expandir a estrutura de abastecimento. Deste valor, 616 milhões de euros destinam-se às redes de água e águas residuais, enquanto 522 milhões de euros destinam-se à manutenção dos sistemas. Um projecto pioneiro é a nova central de incineração de lamas de depuração Vera II, cujos custos aumentaram dos 196 milhões de euros originais para 297,2 milhões de euros. Isto é particularmente importante porque a partir de 2029 as lamas de depuração não poderão mais ser utilizadas na agricultura.
As atuais estações de tratamento de esgoto Vera I e II deverão processar cerca de 97 mil toneladas de lodo de esgoto anualmente. Isto garante o abastecimento de água potável em Hamburgo nas próximas décadas. Atualmente o pico de oferta é de pelo menos 470 mil metros cúbicos por dia; Esta meta deverá ser aumentada para 500.000 metros cúbicos até 2030.
Desafios demográficos e climáticos
Com a população na área de abastecimento a aumentar em cerca de 100.000 habitantes, os desafios colocados pelas alterações climáticas e pelo aumento dos custos de construção também devem ser levados a sério. A atual incerteza jurídica em relação ao bombeamento de água em Nordheide põe em perigo o abastecimento de cerca de 300.000 pessoas, uma vez que Hamburg Wasser só recebeu até agora uma “licença superior”. Os problemas de coordenação com a cidade e as autoridades continuam a ser um importante tema de discussão.
É interessante que o consumo per capita em Hamburgo seja agora de 107 litros por dia; Há 20 anos eram 135 litros. De acordo com um estudo, existem flutuações anuais no consumo de água, mas é perceptível uma maior consciência de poupar água. Ingo Hannemann, Diretor Geral da Hamburg Wasser, afirma que os resultados do estudo são úteis para prever melhor as flutuações no consumo.
Contudo, resta saber se se estabelecerá uma tendência a longo prazo para a poupança de água. O que é certo é que a população de Hamburgo reduziu o consumo de água nos últimos anos, o que também se reflecte na modernização dos hábitos na casa de banho e no jardim, bem como num estilo de vida mais ambientalmente consciente.
No geral, o balanço anual da Hamburg Wasser mostra que a empresa está num rumo estável e está a definir um rumo importante para o futuro, a fim de estar preparada para os desafios do ambiente e do crescimento.