Os cidadãos de Hamburgo decidem: candidatura olímpica em 31 de maio de 2026!
Hamburgo está planejando um referendo sobre sua candidatura olímpica em 31 de maio de 2026. Estão planejados eventos de participação e informação dos cidadãos.

Os cidadãos de Hamburgo decidem: candidatura olímpica em 31 de maio de 2026!
Em 31 de maio de 2026, acontecerá em Hamburgo um importante referendo sobre a candidatura aos Jogos Olímpicos de Verão. O Senado de Hamburgo anunciou esta data em 23 de setembro de 2025 para dar aos cidadãos a oportunidade de votar no ambicioso projeto. Este projeto poderá mais uma vez colocar a cidade hanseática no centro das atenções internacionais e é a primeira tentativa desde 1972 de estabelecer a Alemanha como sede dos Jogos Olímpicos - com datas concebíveis em 2036, 2040 ou 2044. Outras cidades alemãs, como Berlim, Munique e a região do Reno-Ruhr, também pretendem candidatar-se, com a decisão em Munique a ser tomada em 26 de outubro de 2025. Embora Berlim esteja atualmente a renunciar a um referendo, também há esforços para incentivar a participação dos cidadãos na Renânia do Norte-Vestfália.
O senador esportivo Grote, do SPD, enfatiza a importância do diálogo e da participação da população de Hamburgo. “Queremos que os cidadãos possam participar ativamente”, enfatiza Grote. Para apoiar este objetivo, estão planeados numerosos eventos de informação e participação em todos os distritos de Hamburgo. Isto deverá dar à população local a oportunidade de expressar as suas opiniões e ideias, a fim de desenvolvermos ainda mais o conceito de aplicação em conjunto. De acordo com a NDR haverá até dias olímpicos especiais com workshops e palestras.
Participação cidadã e ofertas de informação
Os cidadãos de Hamburgo deverão participar activamente no processo de candidatura. Para o efeito, será realizado um grande inquérito online, cujos resultados serão incorporados no futuro desenvolvimento do conceito. A votação dos cidadãos terá lugar em cerca de 200 assembleias de voto sem barreiras e o voto por correspondência será possível a partir do final de Abril de 2026. A colaboração com o Confederação Alemã de Esportes Olímpicos (DOSB) garante que as condições gerais sejam ideais: instalações esportivas em Hamburgo e alojamento suficiente para pernoitar estão disponíveis e facilitam o processo de inscrição.
Com estas iniciativas, Hamburgo não quer apenas mostrar a sua competência desportiva, mas também a aprovação e o empenho da população local. “Temos que encontrar um caminho conjunto para que todos os residentes de Hamburgo se identifiquem com a ideia”, enfatiza Grote. Isto poderia criar a base para trazer os Jogos Olímpicos para a cidade e promover ainda mais o desporto na região.
Em resumo, verifica-se que a candidatura de Hamburgo aos Jogos Olímpicos é uma batata quente que traz consigo oportunidades e desafios. Um forte foco na participação dos cidadãos e no diálogo transparente abrirá o caminho para a cidade olímpica. Deutschlandfunk e NDR relata as oportunidades e desafios que existem para os cidadãos de Hamburgo até a votação.