Katy Roewer: Líder de meio período luta pela igualdade no trabalho
Katy Roewer, CFO do Grupo Otto, luta pela igualdade de direitos e por modelos de tempo parcial para combinar família e trabalho.

Katy Roewer: Líder de meio período luta pela igualdade no trabalho
Como você consegue conciliar trabalho e família sem perder de vista a carreira? Katy Roewer conhece esse desafio muito bem. Ela trabalha como membro do conselho em tempo parcial há dez anos e desenvolveu uma estratégia clara para fazer justiça ao seu trabalho e ao seu filho. Durante os primeiros cinco anos após o nascimento de seu filho, Roewer teve uma semana de quatro dias, que ela organizou com uma segunda-feira de folga. Ela agora organiza sua semana de trabalho para poder ficar com o filho nas tardes de segunda e sexta-feira. Este modelo permite-lhe manter um equilíbrio entre a vida profissional e privada e ainda trabalhar mais de 80 por cento.
Katy Roewer enfatiza que um modelo de meio período bem pensado é essencial. Para eles é claro: a “gestão a tempo parcial” exige confiança nos colaboradores. A sua saída do modelo a tempo inteiro não é apenas um convite a outras mulheres para fazerem o mesmo, mas também um apelo para não permitirem que as obrigações familiares atrapalhem a sua própria carreira. “A responsabilidade pela família e pelo agregado familiar não deve recair apenas sobre as mulheres”, explica ela e defende claramente a igualdade de direitos nas parcerias. Graças ao apoio das pessoas ao seu redor, tanto no trabalho como na vida privada, ela conseguiu criar desde o início as condições de enquadramento necessárias e, assim, ganhar segurança no planeamento.
Os obstáculos por vezes invisíveis do emprego a tempo parcial
Mas a imagem que Katy Roewer transmite pode ser enganadora: muitos funcionários, especialmente mulheres, que trabalham a tempo parcial para criar os filhos ou ter responsabilidades de cuidados, enfrentam sérias desvantagens. Por exemplo, a situação dos rendimentos de muitos destes trabalhadores deteriorou-se e a possibilidade de aumentar a proporção do tempo de trabalho representa um verdadeiro obstáculo. A cidade de Hamburgo, entre outras, revela estes factos nos seus relatórios actuais. Cerca de 80% dos trabalhadores a tempo parcial são mulheres e muitas vezes consideram esta situação um obstáculo às suas carreiras. As licenças e o emprego a tempo parcial são considerados grandes obstáculos ao desenvolvimento da vida profissional.
Para contrariar estes desafios, os políticos baseiam-se numa nova lei que obriga os departamentos a oferecerem ativamente horários de trabalho favoráveis à família, incluindo o teletrabalho, garantindo assim um melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Todos os empregos, incluindo cargos de gestão, devem geralmente ser considerados adequados para trabalho a tempo parcial. Chegou o momento de nos concentrarmos não apenas nas mulheres, mas também nos homens, e apoiá-los com serviços adequados às famílias.
A expectativa
Katy Roewer reconheceu os sinais dos tempos e permite-nos partilhar o seu sucesso num momento notável. Ela também poderia mudar para um contrato de tempo integral, mas vê muitas vantagens para si e para as pessoas ao seu redor na combinação de trabalho de meio período e vida familiar. Os desafios que ela enfrenta não são apenas individuais, mas representam um quadro social mais amplo. Ao fazê-lo, ela mostra que o trabalho a tempo parcial não é um modelo ultrapassado, mas sim uma oportunidade para muitos terem sucesso nas suas carreiras e, ao mesmo tempo, não negligenciarem a sua família.
Tal como mostra a tendência actual para o trabalho a tempo parcial, todos deveríamos ser desafiados a encontrar novas formas de alcançar a igualdade entre homens e mulheres. Porque, no final das contas, a responsabilidade pela família deve recair sobre muitos ombros.
Mais informações sobre o tema do emprego a tempo parcial e os seus desafios podem ser encontradas em artigos de, por exemplo, Alto e os relatórios sobre estruturas de trabalho favoráveis à família Hamburgo.de. Katy Roewer nos mostra que existe lugar para a família no mundo dos negócios e que cada decisão deve ser cuidadosamente considerada.
O futuro do modelo de tempo parcial está apenas à espera de ser assumido por muitos mais líderes.