Novo aplicativo de transporte local Max: O futuro de Berlim e Hamburgo!
Berlim e Hamburgo estão a trabalhar em conjunto na aplicação de transporte local “Max”, com lançamento previsto para 2026. Os utilizadores beneficiam de ofertas de transporte integradas.

Novo aplicativo de transporte local Max: O futuro de Berlim e Hamburgo!
As cidades de Berlim e Hamburgo estão a dar um passo pioneiro na mobilidade digital ao trabalharem em conjunto numa nova aplicação de transporte local chamada “Max”. Esta aplicação inovadora tem lançamento previsto para o segundo semestre de 2026 e proporcionará aos utilizadores informação completa sobre percursos, ocupação e compra de bilhetes. O aplicativo também dará acesso a ofertas integradas, como aluguel de carros e e-scooters. O Bahnblogstelle relata que o desenvolvimento do aplicativo começou no outono do ano passado.
O anúncio vem da Berliner Verkehrsbetriebe (BVG) e do Hamburger Hochbahn, que se uniram para este projeto conjunto. Juntos, eles não querem apenas desenvolver um produto fácil de usar, mas também economizar custos dividindo as despesas de maneira uniforme. No entanto, os detalhes sobre os custos exatos permanecem obscuros por enquanto. Curiosamente, uma primeira versão do aplicativo estava originalmente planejada para o primeiro semestre de 2026, mas foi adiada para o segundo semestre.
Uso individual e integração
Uma característica marcante do “Max” será a capacidade de configurar o aplicativo de acordo com seus desejos – semelhante a uma loja de aplicativos. Seja reservando metrô ou táxi, os usuários podem conectar perfeitamente diferentes opções de transporte em Berlim e Hamburgo. Esta flexibilidade faz parte da tendência de tornar as soluções digitais nos transportes públicos locais cada vez mais individuais. De acordo com Mobilecity, a digitalização revolucionou fundamentalmente o transporte local nos últimos anos.
As cidades enfrentam o desafio de tornar a mobilidade mais ecológica e eficiente. Os aplicativos de mobilidade são tecnologias essenciais que permitem uma coleta de informações mais rápida e menos estresse ao dirigir. Muitas associações de transportes já desenvolveram as suas próprias aplicações que fornecem dados em tempo real sobre horários de chegada e atrasos, bem como integram ligações multimodais para autocarros, comboios e partilha de automóveis. Exemplos de sucesso incluem o aplicativo Jelbi em Berlim e o aplicativo hvv switch em Hamburgo.
Apresentação técnica e perspectivas
A aplicação “Max” será apresentada aos círculos especializados, embora os detalhes mais precisos e as inovações técnicas ainda não tenham sido anunciados, uma vez que o site para assinantes do DVV Media Group foi actualmente convertido numa nova plataforma central. Alterações no login e na senha também são necessárias para manter o acesso às ofertas online existentes, conforme informa [Eurailpress.de/nachrichten/oepnv/detail/news/berlin-hamburg-app-soll-in-fachkreisen-vorstell-Werden.html].
Por último, mostra que a mudança digital nos transportes locais é essencial para garantir uma mobilidade inclusiva e sustentável. Os autocarros autónomos testados e o desenvolvimento de paragens inteligentes são apenas algumas das abordagens que desempenharão um papel importante no futuro para tornar os fluxos de tráfego mais eficientes e mais ecológicos. O aplicativo “Max” também poderia dar uma contribuição importante para isso.