Resgate em Hamburgo: Christoph Hansa continuará voando até 2035!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

ADAC Luftrettung prorroga o contrato do helicóptero de resgate “Christoph Hansa” em Hamburgo até 2035. Ajuda rápida garantida!

ADAC Luftrettung verlängert Vertrag für den Rettungshubschrauber "Christoph Hansa" in Hamburg bis 2035. Schnelle Hilfe garantiert!
ADAC Luftrettung prorroga o contrato do helicóptero de resgate “Christoph Hansa” em Hamburgo até 2035. Ajuda rápida garantida!

Resgate em Hamburgo: Christoph Hansa continuará voando até 2035!

O resgate aéreo em Hamburgo pode esperar uma reviravolta positiva: o resgate aéreo ADAC venceu o processo de concurso à escala da UE conduzido pela cidade hanseática de Hamburgo. Isto significa que o contrato para operar o helicóptero de resgate “Christoph Hansa” será prorrogado por mais dez anos, até ao final de Junho de 2035. Isto significa que o comprovado helicóptero, que completou mais de 40.000 voos de resgate desde a sua primeira utilização em Fevereiro de 1990, permanece em pleno uso. Este relatório não on-line.

Do heliporto em Boberg, o H145 não apenas leva rapidamente médicos de emergência a vários locais de acidentes, mas também funciona como uma unidade de terapia intensiva voadora. No ano passado, as equipes dedicadas realizaram um total de 871 missões, incluindo 49 com resgate especial por guincho. Acidentes de trânsito e emergências cardiovasculares são os principais motivos de alarme. Quase 32 por cento das chamadas foram devido a lesões causadas por acidentes, enquanto 30 por cento dos alertas foram devido a problemas cardiovasculares. Emergências neurológicas, como acidentes vasculares cerebrais, também eram comuns.

Inovações em ação: resgate com guincho

Uma atualização interessante é equipar o Christoph Hansa com um guincho de resgate, que tem sido usado em operação provisória desde setembro de 2022. Alto ADAC Este guincho resulta numa vantagem de tempo de até 12 minutos em comparação com operações convencionais. Esta tecnologia permite enviar médicos de emergência para locais de difícil acesso, seja em florestas remotas ou em pontes de contentores.

Nos primeiros meses de operação experimental, foram registradas 91 operações especiais, sendo o resgate por guincho de particular importância em casos de lesões graves, como reanimação e suspeita de fraturas da coluna vertebral. Uma ajuda mais rápida já se tornou necessária em cenas dramáticas, como uma apreensão na Estação Central de Hamburgo.

A equipe por trás do resgate

A equipa “Christoph Hansa” inclui três pilotos, cerca de 15 médicos de emergência e cinco paramédicos de emergência que estão disponíveis todos os dias das 8h00 ao pôr do sol, mas o mais tardar até às 21h00. A operação é coordenada pelo centro de controle de resgate do corpo de bombeiros de Hamburgo através do número de emergência 112. Graças a esta sólida estrutura, a ADAC Luftrettung em Hamburgo pode contar com mais de 50 helicópteros de resgate e 37 estações com vasta experiência, o que os torna uma parte indispensável do sistema de serviço de resgate alemão.

O resgate aéreo é uma questão de Estado na Alemanha. Os primeiros passos nessa direção foram dados na década de 1960, quando o aumento dos acidentes de trânsito destacou a necessidade de resgate aéreo. Hoje em dia, este sistema é visto principalmente como um complemento ao serviço de resgate terrestre. Desde então, um sistema de resgate aéreo funcional foi estabelecido em todos os níveis e é operado por várias organizações, como o ADAC ou o DRF.