Amargo revés para o FC St. Pauli: Smith está fora do campo de treinamento!
O defensor do FC St. Pauli, Eric Smith, não pôde participar do campo de treinamento devido a doença. Incerteza sobre seu retorno.

Amargo revés para o FC St. Pauli: Smith está fora do campo de treinamento!
O início do campo de treinamento do FC St. Pauli na sexta-feira foi ofuscado por uma reviravolta inesperada. O jogador defensivo Eric Smith cancelou surpreendentemente o primeiro treino depois de menos de meia hora. Uma rápida olhada na situação deixa claro que Smith não estava se sentindo bem - ele manteve a mão direita na barriga durante o aquecimento e deixou o campo para ser tratado no prédio de eventos. Os sites dos clubes relataram um “mal-estar” geral, o que dá ao técnico Alexander Blessin esperança de que se trate apenas de uma doença temporária. A confirmação veio no sábado: Smith também não poderá participar do segundo dia de treinamento e sua participação no próximo jogo-teste contra o Karlsruher SC, no domingo, está em risco.
A situação é particularmente lamentável porque Smith, que pode desempenhar várias posições na defesa, é considerado uma peça central da equipa. Nas últimas semanas tem se mostrado importante na integração das novas contratações e na combinação defensiva. Ele também será vice-capitão ao lado de Marcel Hartel na próxima temporada, enquanto Jackson Irvine liderará o time como capitão.
Preparação intensiva e desafios futuros
Apesar do início de treinamento malsucedido, a equipe já havia passado por uma fase de sucesso. A equipe voltou a treinar em Hamburgo desde terça-feira, 18 de julho, após realizar intensos treinos no Tirol do Sul. De acordo com os relatórios do clube, Smith pode relembrar o árduo trabalho dos últimos dias com bom humor, mesmo que considere que a digestão do dia de folga não foi suficiente para uma recuperação total.
Nestes jogos preparatórios, o FC St. Pauli mostrou um desempenho impressionante ao vencer seis jogos, incluindo um excelente 7-1 contra o Austria Lustenau. Smith destaca que os jogos contra o Sabah FK e o Arminia Bielefeld foram os maiores desafios porque deram aos jogadores a oportunidade de jogar ao máximo e testar a sua condição física. A expectativa para o próximo jogo contra o Hapoel Tel Aviv, no dia 22 de julho, é palpável. Smith considera isso um desafio, pois o clube tem uma grande reputação internacional.
Prevenção de lesões no futebol
Dada a atual doença de Smith, o tema da prevenção de lesões está se tornando cada vez mais importante no mundo do futebol. Estudos mostram que as exigências dos jogadores em termos de força, velocidade e resistência são consistentemente elevadas, ao mesmo tempo que existe um risco aumentado de lesões, especialmente devido a factores que nem sempre podem ser controlados. Abordagens mais recentes, como programas multimodais de prevenção de lesões e implementação de práticas baseadas em evidências, são consideradas fundamentais para reduzir este risco. Programas como o FIFA 11+ ou treinos excêntricos específicos, como o Nordic Hamstring Curl, já apresentam efeitos positivos na redução de lesões.
As cargas de treinamento também devem ser avaliadas regularmente para ajudar a reduzir lesões e maximizar o condicionamento físico do jogador. Além disso, uma dieta saudável e uma ingestão suficiente de líquidos melhoram o desempenho e podem ter um efeito preventivo. Tendo em conta estes aspectos, espera-se que Eric Smith possa em breve ser reintegrado nos treinos e assim poder dar o seu contributo para a próxima temporada.