Eugen Polanski: treinador do Gladbach com contrato até 2028! Fãs animados!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Eugen Polanski será o treinador principal do Borussia Mönchengladbach até 2028, após estabilizar a equipe.

Eugen Polanski wird Cheftrainer von Borussia Mönchengladbach bis 2028, nachdem er die Mannschaft stabilisiert hat.
Eugen Polanski será o treinador principal do Borussia Mönchengladbach até 2028, após estabilizar a equipe.

Eugen Polanski: treinador do Gladbach com contrato até 2028! Fãs animados!

A Bundesliga é uma loucura, pois quem acompanha regularmente os jogos sabe disso. O Borussia Mönchengladbach demonstrou de forma impressionante a sua força nos últimos jogos. O Gladbach venceu o Holstein Kiel por 3-1, venceu o FC St. Pauli por 4-0 e venceu o derby do Reno contra o 1. FC Köln por 3-1. Durante estes tempos, Eugen Polanski, o novo treinador interino, provou ser uma força estabilizadora. Sua visão e estilo de jogo são bem recebidos pelo time e pela torcida.

Rouven Schröder, diretor esportivo do Borussia, depositou grande confiança em Polanski desde o início. O jogador de 39 anos será agora oficialmente promovido a treinador principal e receberá um contrato até 2028. De acordo com 90min.de, está sendo buscado um acordo rápido sobre a extensão do contrato, possivelmente durante a atual pausa internacional.

Um novo caminho no Borussia Mönchengladbach

Polanski, que originalmente atuou como meio-campista defensivo e disputou 254 partidas na Bundesliga, ganhou muita experiência nos últimos tempos. Ele começou sua carreira nas camadas jovens do Borussia Mönchengladbach e fez sua estreia oficial na Bundesliga em 2005. Depois de vários cargos, inclusive na La Liga com o Getafe, ele retornou a Gladbach como treinador de juniores em 2019. Em maio de 2022 assumiu a responsabilidade pela segunda equipe e provou ser extremamente bem sucedido aqui. Até por isso, ele estendeu seu contrato até 2026 em janeiro de 2024.

Ele assumiu o cargo de técnico interino do time titular em 15 de setembro de 2025 e fez uma estreia emocionante com um empate em 1 a 1 contra o Bayer Leverkusen. A sua primeira vitória na Bundesliga também não demorou a chegar. A vitória por 4 a 0 sobre o FC St. Pauli foi o sinal de partida para o desenvolvimento positivo da equipe. Os últimos três jogos mostram que Polanski não atua apenas como treinador, mas também como catalisador da identidade positiva da equipe que faltou no início da temporada.

Desempenhos fortes e ajustes táticos

Na área tática, Polanski montou uma defesa de três composta por Kevin Dicks, Nico Elvedi e Philipp Sander, sendo que este último costuma atuar no meio-campo. Rocco Reitz e Marco Engelhardt formam o meio-campo central, e a mudança para um bloco de cinco jogadores teve um efeito positivo na defesa, com a equipe sofrendo apenas dois gols nos últimos três jogos. Jogadores como Haris Tabakovic e Florian Neuhaus voltaram a ter um bom desempenho sob a liderança de Polanski, o que sublinha o momento ascendente da equipa.

O próprio Polanski enfatiza que quer construir algo de longo prazo em Gladbach. Percebe-se que o jogador-treinador, nascido em Sosnowiec, na Polônia, em 1986, não só teve algum sucesso no passado, mas também vê grande potencial no futuro.

No geral, resta saber como evoluirá a situação dentro da equipe e o ajuste do contrato. Até agora, porém, há uma tendência clara: Polanski tem tudo para levar o Borussia a um novo patamar e ao mesmo tempo promover o desenvolvimento contínuo através do seu compromisso com o clube. Os torcedores do Mönchengladbach podem esperar pelas próximas semanas e meses.

Para obter mais informações sobre a impressionante carreira de Polanski, visite Wikipedia. Uma visão geral da lista histórica de funcionários do Borussia Mönchengladbach pode ser encontrada em Transfermarkt.