Aumento do número de reboques: os motoristas de Hamburgo têm que cavar mais fundo nos bolsos!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Hamburgo registará um aumento de veículos rebocados no primeiro semestre de 2025 e, portanto, maiores receitas provenientes do estacionamento ilegal.

Hamburg verzeichnet im ersten Halbjahr 2025 einen Anstieg bei abgeschleppten Fahrzeugen und damit höhere Einnahmen aus Falschparken.
Hamburgo registará um aumento de veículos rebocados no primeiro semestre de 2025 e, portanto, maiores receitas provenientes do estacionamento ilegal.

Aumento do número de reboques: os motoristas de Hamburgo têm que cavar mais fundo nos bolsos!

Em Hamburgo, o estacionamento ilegal foi galopante no primeiro semestre de 2025 e causou um aumento no número de carros rebocados. O número aumentou nove por cento face ao ano anterior, o que soma cerca de 16,6 mil veículos rebocados. Isto é cerca de 1.400 a mais do que no mesmo período de 2024, pelo que as medidas contra o estacionamento ilegal apresentam resultados cada vez mais visíveis. De acordo com relatórios do NDR, mais de 4.000 carros estão atualmente estacionados nas bermas da estrada e bloqueando o fluxo do tráfego.

Um dos principais problemas são os veículos que permanecem parados por mais tempo do que o necessário ou bloqueiam rotas de fuga e vagas de estacionamento para deficientes. Esses veículos são os primeiros a serem rebocados. O que é interessante é que quase dois terços (63%) destes carros rebocados acabam na chamada “prisão automóvel”. Para efeito de comparação: no ano anterior era de 59%. O grupo parlamentar da CDU também apela a consequências e sugere ações mais consistentes contra o estacionamento ilegal.

Custos de reboque

Uma análise dos aspectos financeiros mostra que rebocar um veículo em Hamburgo ainda é caro. Em média, os proprietários de veículos têm de pagar 286 euros pelo reboque. Embora seja menos do que no ano passado, continua a ser um fardo elevado para muitos condutores. As receitas das operações de reboque ascenderam recentemente a mais de 12 milhões de euros. Face a 2024, em que foram rebocados 16.606 veículos, a tendência é de aumento, até porque os custos com armazenagem por reboque podem agora ascender aos 554 euros. Deste valor, 170 euros são taxas administrativas, enquanto os serviços de contrabando cobram cerca de 300 euros. A central depositária cobra um adicional de 84 euros pela liberação dos veículos.

Outro problema infantil continua a ser a falta de lugares de estacionamento, pela qual é responsável o aumento do número de estacionamentos ilegais. O número de garagens está a aumentar, enquanto a capacidade de conversão para um lugar de estacionamento gratuito está a diminuir, aumentando a pressão sobre os condutores. Segundo a n-tv, estas são tendências que podem ser observadas em Hamburgo e que dificilmente têm fim à vista.

Condições-quadro alteradas

A situação é ainda agravada pelas novas regulamentações. Desde o início de 2023, os custos de deslocação de um veículo aumentaram para 380 euros; anteriormente eram 200 euros. Os preços das tentativas de reboque abortadas também aumentaram. A razão para isto, como pode ser visto no Statista, é o aumento dos custos com combustível e pessoal, o que leva a preços mais elevados nos contratos de reboque. No ano passado, 15.152 veículos foram levados para o depósito central na Ausschläger Allee em Rothenburgsort, e uma nova área de estacionamento foi recentemente criada no Terminal Tango do Aeroporto de Hamburgo.

Apesar dos desafios, também há desenvolvimentos positivos. O número de violações envolvendo aluguel de scooters diminuiu. Os políticos de Hamburgo parecem estar a abordar activamente várias questões de trânsito, a fim de resolver adequadamente o problema do espaço de estacionamento. Vamos ver o que o verão de 2025 traz - definitivamente ainda há muito o que fazer para motoristas e transeuntes em Hamburgo.

As discussões políticas em torno destas questões estão em pleno andamento e será emocionante ver se e como a cidade de Hamburgo encontrará em breve uma solução que faça justiça tanto aos condutores como aos residentes.

NDR relatórios sobre a situação actual enquanto n-tv aborda os aspectos financeiros das operações de reboque. Além disso oferece Estatista informações detalhadas sobre o aumento dos custos dos serviços de reboque.