UKE junta-se ao PIER Plus: a pesquisa em Hamburgo está em ascensão!
A localização científica de Hamburgo está crescendo com o PIER Plus: UKE se junta e promove pesquisa e inovação interdisciplinares.

UKE junta-se ao PIER Plus: a pesquisa em Hamburgo está em ascensão!
O Hospital Universitário Hamburg-Eppendorf (UKE) é agora o 23º membro da rede de pesquisa PIER Plus. “Este é um bom negócio para a comunidade científica de Hamburgo”, sublinha Hauke Heekeren, presidente da Universidade de Hamburgo, e sublinha a importância desta colaboração. Desde a sua fundação em 2019, o PIER Plus não só ganhou posição, mas está em constante crescimento. O objetivo principal: Criar um ambiente colaborativo e inovador para enfrentar com eficácia os desafios urgentes da pesquisa. hamburg-business.com relata que o UKE é particularmente ativo na área de saúde e infecção do PIER.
“Vemos aqui uma oportunidade única para fortalecer ainda mais a colaboração interdisciplinar no cenário universitário e de pesquisa de Hamburgo”, explica o Diretor Médico do UKE, Prof. O UKE estará envolvido em seis perfis de investigação e quatro áreas centrais de acção dentro da rede. Estas incluem, entre outras coisas, inovação e transferência, bem como apoio a cientistas em fase inicial de carreira.
Pesquisa em foco
O que pode Hamburgo esperar desta nova aliança em termos de força inovadora? O PIER Plus centra-se nas seguintes áreas de atuação:
- Computing und Data Science
- Innovation und Transfer
- Wissenschaftskommunikation
- Förderung von Wissenschaftler:innen in einer frühen Karrierephase
A professora Blanche Schwappach-Pignataro, membro do conselho do UKE, está satisfeita com a adesão formal e com a capacidade do UKE de participar ativamente na pesquisa sobre doenças infecciosas. O conjunto de conhecimentos especializados permitirá desenvolver novas abordagens para o desenvolvimento, prevenção e tratamento de doenças.
Numa altura em que os impulsos científicos para uma acção baseada no conhecimento são particularmente importantes, Hamburgo está a posicionar-se como uma metrópole científica líder. Este reconhecimento não é coincidência; De acordo com hamburg.de, a cidade se estabeleceu como pioneira em áreas como pesquisa climática e de infecções. Mais de 120 mil especialistas e gestores foram treinados durante anos nas seis universidades estaduais e privadas da cidade.
Visão futura para a ciência
A visão de longo prazo do PIER Plus é promover a soberania científica e tecnológica em tempos de incerteza geopolítica. É crucial que os investimentos na ciência contribuam para a democracia, a prosperidade e a estratégia em matéria de alterações climáticas. A estratégia científica de Hamburgo continua no caminho não só de apoiar universidades e instituições de investigação, mas também de reforçar as redes de inovação e de promover a transferência da ciência.
Com a inclusão do UKE no PIER Plus, a cidade caminha para um futuro que aborda ativamente oportunidades e desafios no campo da investigação em saúde. O caminho é claro: pesquisar, inovar e moldar o futuro juntos. Com estas mentes brilhantes e um plano claro, Hamburgo ganhará ainda mais importância internacional.