Zurique está comemorando: novos trens Nightjet aumentam o conforto em Hamburgo!
A partir de dezembro de 2025, os novos trens Nightjet oferecerão conforto moderno em trens noturnos de Zurique a Hamburgo - ideais para viajantes de negócios e turistas.

Zurique está comemorando: novos trens Nightjet aumentam o conforto em Hamburgo!
A noite agora começa mais confortável para os viajantes entre Zurique e Hamburgo. Hoje o novo trem ÖBB Nightjet foi inaugurado cerimoniosamente na estação principal de Zurique. O vereador de Zurique, Andreas Hauri, teve a honra de batizá-la - e que melhor maneira de fazê-lo do que com o nome “Cidade de Zurique”? Com esta ligação modernizada, os Caminhos de Ferro Federais Austríacos (ÖBB) e os Caminhos de Ferro Federais Suíços (SBB) esperam trazer uma lufada de ar fresco ao tráfego ferroviário noturno, que teve de superar várias avarias nos últimos anos. Problemas técnicos e caos de informação muitas vezes sobrecarregavam a experiência do utilizador, mas agora tudo deveria estar melhor, porque os novos comboios Nightjet são considerados o “comboio nocturno mais moderno da Europa” e substituem o material circulante obsoleto de Zurique.
As novas ligações entre Zurique e Hamburgo serão ferroviárias a partir de quinta-feira à noite – uma medida que pretende aumentar significativamente o conforto dos viajantes. Em vez de apenas carros sentados, também são oferecidos carros-leito, que oferecem mais privacidade e comodidades. Os novos compartimentos do vagão-leito contam com banheiros próprios e, na categoria mais cara, até chuveiros. Um ponto positivo para quem quer chegar revigorado depois de uma longa viagem.
Melhores comodidades e conforto
Os novos trens Nightjet também oferecem benefícios adicionais, como melhor recepção de telefonia móvel e WiFi, que é absolutamente indispensável para muitos viajantes de negócios. Os trens oferecem capacidade para um total de 254 passageiros e, além dos vagões-leito, também contam com vagões couchette com minicabines. Estes garantem o mais alto nível de privacidade através de um sistema de cartões de acesso e são uma opção bem-vinda para quem valoriza uma noite de sono tranquila.
Mas isso não é tudo: a rota entre Zurique e Viena será adicionada ao programa a partir de junho de 2024, e a ÖBB também está a planear uma ligação a Amesterdão até 2027. Estes passos mostram claramente que a ÖBB quer manter o seu conceito de comboio noturno não só na Suíça, mas também internacionalmente.
Rumo a mais ligações ferroviárias noturnas na Europa
A popularidade dos comboios noturnos está a aumentar em toda a Europa. Segundo a ADAC, 42% dos alemães imaginam viajar de trem noturno. No entanto, também existem desafios: as ligações diretas são muitas vezes raras e as diferenças de preços podem ser enormes. A ÖBB tem, portanto, feito grandes esforços para melhorar a qualidade do seu serviço e oferecer aos viajantes diversas conexões, inclusive para Roma, Paris e Munique. Infelizmente, a ligação Nightjet de Berlim a Paris será interrompida em 14 de dezembro de 2025 porque a França cancelou os subsídios. Mas há esperança: o European Sleeper planeia trazer esta linha de volta à vida a partir de março de 2026.
Além disso, a SBB e a ÖBB têm grandes planos. A SBB está planejando um trem noturno para Copenhague e Malmö a partir de abril de 2024, apoiado por um programa de financiamento federal. No entanto, também existem vozes críticas em relação aos subsídios, uma vez que são necessárias poupanças. No entanto, as vendas de bilhetes para o novo comboio para Malmö estão a correr bem - um sinal de que o tráfego dos comboios nocturnos está novamente em recuperação.
Isso mostra que a ÖBB tem uma boa mão com o novo trem Nightjet para atender à demanda dos viajantes por mais conforto e melhores conexões. O comboio noturno continua a ser importante como alternativa amiga do ambiente às viagens aéreas, tendo em conta que cada vez mais pessoas estão dispostas a investir numa viagem relaxante.