50 novos profissionais de prevenção da dependência formados para Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental!
Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental está a formar 50 novos profissionais de prevenção da dependência para oferecer ajuda precoce contra problemas de dependência.

50 novos profissionais de prevenção da dependência formados para Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental!
Há motivos para estar feliz em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental: 50 novos profissionais de prevenção da dependência estão agora disponíveis para ajudar a prevenir a dependência no estado numa fase inicial. A Ministra Social Stefanie Drese (SPD) felicitou recentemente os primeiros 25 participantes no recém-lançado curso de formação e sublinhou a importância das competências que estes especialistas adquiriram.
A formação contínua começou em março de 2025 e compreendeu um total de seis partes. Os participantes estavam familiarizados com vários problemas de dependência, como álcool, cannabis e drogas ilegais. Além disso, foi realizado um intercâmbio com especialistas experientes nas áreas de serviço social escolar, aconselhamento sobre dependência, assistência e cuidados de integração, a fim de obter conhecimentos práticos. “Gostaríamos que os especialistas desenvolvessem e implementassem as suas próprias medidas de prevenção da dependência nas suas regiões”, afirma Drese.
Prática e teoria combinadas
Os conteúdos da formação foram ponderados em princípios teóricos, complementados por exercícios práticos sobre técnicas de prevenção e estratégias de comunicação. Um foco especial foi também dado aos temas do jogo e da dependência dos meios de comunicação, que se tornam cada vez mais importantes na sociedade atual. Esta formação abrangente foi possível graças a um financiamento do Ministério da Saúde no valor de 280.000 euros e decorreu sob a orientação do Centro de Coordenação do Estado para Questões de Dependência (LAKOST), responsável pela implementação técnica.
O equilíbrio regional foi particularmente importante na seleção dos participantes. A nova equipe de prevenção de dependências está bem interligada e está diretamente no local para fornecer apoio e informações ativamente. A utilização destes especialistas em municípios e cidades independentes tem o claro objectivo de oferecer ajuda numa fase precoce e, assim, prevenir efectivamente as dependências.
Com estas novas forças de prevenção da dependência, está a ser dado um passo na direcção certa em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental para tomar medidas preventivas contra vários problemas de dependência. Resta esperar que as competências e estratégias aprendidas ajudem a ter um impacto positivo a longo prazo na forma como lidamos com os problemas de dependência na nossa sociedade.
Para mais informações sobre o treinamento e seus objetivos, aqui estão os relatórios de Revista Médica e epd encontrar.