Alarme em Berlim: gripe aviária ameaça guindastes – aves mortas descobertas!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A gripe aviária está se espalhando em Brandemburgo: guindastes mortos são descobertos em Berlim, medidas de proteção tomadas para aves selvagens.

Vogelgrippe breitet sich in Brandenburg aus: Tote Kraniche in Berlin entdeckt, Schutzmaßnahmen für Wildvögel ergriffen.
A gripe aviária está se espalhando em Brandemburgo: guindastes mortos são descobertos em Berlim, medidas de proteção tomadas para aves selvagens.

Alarme em Berlim: gripe aviária ameaça guindastes – aves mortas descobertas!

A gripe aviária está a espalhar-se rapidamente em Brandemburgo e também mostra os primeiros sinais preocupantes em Berlim. Dois guindastes mortos foram descobertos nos distritos de Pankow e Marzahn-Hellersdorf, em Berlim, e estão sendo examinados para detecção do vírus. Isto é particularmente alarmante, uma vez que até à data não foram notificados casos oficiais na capital. No entanto, de acordo com rbb24, novas confirmações poderão surgir em breve se o laboratório estadual registrar resultados positivos.

A associação regional da Nature Conservation Association (Nabu) registrou uma pequena população de guindastes em Berlim. A fim de se preparar para o perigo potencial da gripe aviária, o zoológico e parque animal de Berlim já tomou medidas de precaução. Espécies de aves particularmente neutras em termos de recepção, como pelicanos e gansos, são trazidas para seus alojamentos de inverno mais cedo, mesmo que originalmente isso só devesse acontecer em duas semanas.

A gripe aviária está se espalhando em Brandemburgo

Em Brandemburgo, já foram identificados casos confirmados de gripe aviária em seis distritos e numa cidade independente. A situação é particularmente dramática no noroeste de Brandemburgo, onde são esperadas cerca de 10.000 aves selvagens mortas. Somente no dia 14 de outubro deste ano a suspeita de gripe aviária foi confirmada durante o exame de um guindaste morto. Estima-se que mais de 1.000 grous tenham morrido devido à doença desde 13 de outubro. Isto representa um surto único desta doença de animais selvagens, como relata mleuv.

O surto ocorre no pico da migração do outono, quando grandes grupos de grous se reúnem, facilitando a propagação do vírus. Há também receios de que a infecção se espalhe rapidamente na Europa Central e possa atingir zonas de invernada em França e Espanha. As aves selvagens recentemente infectadas podem ser contagiosas durante o voo, ameaçando não só os grous, mas também outras espécies de aves, como abetardas, aves aquáticas e aves de rapina.

Precauções e recomendações

Para contrariar uma maior propagação, os primeiros focos já foram registados em explorações avícolas. As explorações avícolas próximas das rotas de voo também estão, portanto, em risco. Os serviços veterinários distritais organizam a remoção das carcaças, enquanto os particulares são instados a não tocar nas aves mortas, mas a denunciá-las imediatamente às autoridades responsáveis.

Tendo em conta a situação, os Verdes de Berlim apelaram a um exercício conjunto sobre doenças animais. É criticado o facto de o Senado de Berlim ter cancelado o financiamento para tal exercício em 2027, o que torna a prevenção ainda mais difícil.

Resta esperar que os testes para a gripe aviária em Berlim sejam negativos. No entanto, a situação mostra a importância das medidas preventivas e da cooperação nestes casos, a fim de conter ainda mais a propagação.