Protesto de ciclistas na Pomerânia Ocidental: 80 manifestantes exigem melhores ciclovias!
Cerca de 80 manifestantes exigem melhores ciclovias em Anklam. Apoio do prefeito e demonstrações regulares planejadas.

Protesto de ciclistas na Pomerânia Ocidental: 80 manifestantes exigem melhores ciclovias!
Neste domingo, 23 de junho de 2025, cerca de 80 ciclistas se reuniram na Pomerânia Ocidental para demonstrar a melhoria da infraestrutura de ciclovias no Peenetal. Organizados pela associação Vorpommersche Dorfstraße, os manifestantes reuniram-se no entroncamento Klein Toitin depois de pedalarem desde as cidades de Jarmen e Neetzow. Com temperaturas de verão de 29 graus Celsius, eles enviaram uma mensagem poderosa ao bloquear a rodovia federal B110 por 15 minutos. Eles receberam o apoio de quatro prefeitos, incluindo Grit Gawrich de Bentzin e André Werner de Jarmen, que apoiam as preocupações dos ciclistas.
A associação Vorpommersche Dorfstraße luta incansavelmente pela expansão da rede de ciclovias no Peenetal há mais de 30 anos. Manifestações regulares de bicicletas são parte integrante da sua cultura de protesto. Matthias Falk, presidente da Câmara de Neetzow-Liepen, manifestou preocupação com possíveis atrasos causados pelos proprietários vizinhos, embora ainda haja esperança de que as obras de construção da B110 comecem em breve, provavelmente a partir de 2032. Estão previstas várias fases de construção, que incluirão o alargamento da estrada de seis para oito metros e ciclovias de acompanhamento.
Demanda por expansão mais rápida de ciclovias
A urgência pela expansão das ciclovias não vem apenas dos manifestantes. Os Verdes também apelaram a mais rapidez na construção e renovação de ciclovias em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental. Tendo em conta o aumento do tráfego ciclável, devido ao aumento da utilização de e-bikes e à crescente sensibilização para a saúde, são absolutamente necessárias melhores condições para os ciclistas, segundo Jutta Wegner, membro do Partido Verde. De acordo com resposta do governo estadual, dos mais de 9.400 quilômetros de estradas federais, estaduais e distritais, apenas cerca de 30% possuem ciclovias rodoviárias. O ritmo de expansão é alarmante: no ritmo atual, seriam necessários 180 anos para que todas as estradas estaduais tivessem ciclovias.
Infraestrutura necessária para mais segurança
A fim de garantir a segurança dos ciclistas, a necessidade de melhorar a infra-estrutura cicloviária é enfatizada por vários lados. As 15 diretrizes do ADFC preconizam uma infraestrutura de fácil utilização para todos os ciclistas, que possa ser utilizada de forma intuitiva e que seja altamente atrativa. Uma separação segura entre o tráfego de bicicletas e automóveis, bem como espaço suficiente para diferentes tipos de bicicletas estão no topo da lista de exigências. A ideia de introduzir barreiras físicas entre os utentes das estradas poderia aumentar a segurança a longo prazo.
No geral, a necessidade de uma rede cicloviária consistente e de alta qualidade é maior do que nunca. Para nos aproximarmos destes ideais, é fundamental mobilizar o apoio das comunidades e do governo estadual. Com financiamento adicional e um diálogo intensivo, o sonho de uma utilização cómoda e segura da bicicleta em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental poderá em breve tornar-se realidade.
Os manifestantes continuam o seu caminho para Neetzow, onde um festival comunitário os espera. A sua voz contínua em prol de melhores ciclovias permanece inconfundível e já estão a planear as próximas ações para representar melhor as suas preocupações.
Mais informações podem ser encontradas no site da Correio do Norte, n-tv e ADFC leia.