Clássicos sobre duas rodas: os segredos das bicicletas da GDR revelam!

Clássicos sobre duas rodas: os segredos das bicicletas da GDR revelam!
Sangerhausen, Deutschland - No mundo do design retrô, as bicicletas da RDA são um capítulo muito especial. Essas testemunhas contemporâneas, produzidas por marcas como Mifa, Diamond e Möve, representam uma abordagem de design claro: robusto, durável e principalmente em cores sutis. Você não encontrará cores e babados berrantes. Em vez disso, a principal função dessas bicicletas foi o transporte confiável de A a B, sem muita confusão. Isso é mostrado por [Family.De] (https://www.familie.de/familienleben/15-ddr-design clássico-die-du-guarantee-schon-mal-hast-01He5Ajx723f99) que a variedade de modelos era limitada, mas de diferentes quadros e varianos para as diferentes quadros e varianos para homens.
Uma anedota interessante da história da RDA fala de quatro cidadãos que fizeram suas primeiras viagens ao exterior com um "diamante". Suas experiências ilustram a importância da bicicleta na sociedade na época, o que era mais do que apenas um meio de transporte - era um símbolo de liberdade e descoberta.
A história da produção de bicicleta GDR
Mas como surgiu essa cultura especial de bicicleta? Após a Segunda Guerra Mundial, muitas empresas da zona de ocupação soviéticas retomaram a produção de bicicletas, peças e acessórios. GDR Bicycle Wiki explica que muitas dessas empresas que foram realizadas em particular antes da guerra foram nacionalizadas a partir de 1946 e transferidas para a propriedade pública. Especialmente no período de 1945 até o início dos anos 1960, a RDA experimentou um número considerável de produtores de bicicletas.
Os fabricantes melhores conhecidos foram Maa, Diamant e Simson. Mifa pode olhar para trás em uma longa história: as obras de bicicleta da Alemanha Central foram fundadas em Sangerhausen em 1907 e sofreram um renascimento após a guerra. Em 1950, apenas um ano após a fundação da RDA, 115.000 bicicletas já foram produzidas. GDR Zeit relata que, no final da década de 1980, mais de 11 milhões de bicicletas foram fabricadas desde que a produção foi retomada-um número impressionante.
da variedade de redução
Com o tempo, muitas empresas nacionalizaram e a variedade de modelos reduziu significativamente. Até a década de 1970, a necessidade de bicicletas na RDA cresceu, mas o trabalho de Mifa não poderia mais cobrir tudo. Isso significava que o VeB Elite-Diamantwerke em Karl-Marx-Stadt (hoje Chemnitz) era o único grande fabricante na corrida.
A qualidade das bicicletas foi estimada e o roubo desses dois rodas não era desconhecido. Os danos foram frequentemente regulamentados através do seguro doméstico ou de bicicleta. Produtos especiais como a pasta polier universal Elsterglanz foram usados para limpeza e cuidados, o que facilitou a vida para muitos. Quando você vê uma beira da estrada em que uma bicicleta RDA parque, isso evoca memórias e histórias nas gerações mais velhas e também convida você a experimentar a curiosidade dos mais jovens nessa época. As lendas e as experiências associadas a esses veículos permanecem vivas.
Details | |
---|---|
Ort | Sangerhausen, Deutschland |
Quellen |