Clássicos sobre duas rodas: Os segredos das bicicletas da RDA revelados!
Descubra tudo sobre o desenvolvimento e a história das bicicletas da RDA, seus designs e fabricantes como Mifa e Diamant.

Clássicos sobre duas rodas: Os segredos das bicicletas da RDA revelados!
No mundo do design retro, as bicicletas da RDA representam um capítulo muito especial. Estas testemunhas contemporâneas, produzidas por marcas como Mifa, Diamant e Möve, representam uma abordagem de design clara: robustas, duráveis e geralmente em cores subtis. Você não encontrará cores brilhantes ou babados. Em vez disso, a função principal dessas bicicletas era o transporte confiável de A para B sem muito barulho. Familie.de mostra que a variedade de modelos era limitada, mas eram oferecidos diferentes tamanhos de armação e variantes para homens e mulheres.
Uma interessante anedota da história da RDA conta a história de quatro cidadãos que realizaram as suas primeiras viagens ao estrangeiro com um “diamante”. As suas experiências ilustram a importância da bicicleta na sociedade da época, que era mais do que um meio de transporte – era um símbolo de liberdade e descoberta.
A história da produção de bicicletas na RDA
Mas como surgiu essa cultura especial do ciclismo? Após a Segunda Guerra Mundial, muitas empresas na zona de ocupação soviética retomaram a produção de bicicletas, peças e acessórios. DDR Bicycle Wiki explica que muitas dessas empresas, que eram administradas de forma privada antes da guerra, foram nacionalizadas a partir de 1946 e transferidas para propriedade pública. Especialmente no período de 1945 ao início da década de 1960, a RDA fez experiências com um número considerável de fabricantes de bicicletas.
Os fabricantes mais conhecidos foram Mifa, Diamant e Simson. A Mifa pode relembrar uma longa história: a Mitteldeutsche Fahrradwerke foi fundada em Sangerhausen em 1907 e experimentou um renascimento após a guerra. Em 1950, apenas um ano após a fundação da RDA, já eram produzidas 115.000 bicicletas. O DDR Zeit relata que, até o final da década de 1980, mais de 11 milhões de bicicletas foram fabricadas desde a retomada da produção - um número impressionante.
Da diversidade à redução
Com o tempo, muitas empresas nacionalizaram-se e a variedade de modelos reduziu significativamente. Na década de 1970, a procura por bicicletas na RDA crescia, mas a fábrica da Mifa já não conseguia cobrir tudo. Isto significou que a VEB Elite-Diamantwerke em Karl-Marx-Stadt (hoje Chemnitz) foi o único grande fabricante a permanecer na disputa.
A qualidade das bicicletas foi apreciada e o roubo destes veículos de duas rodas também não era desconhecido. Os danos eram frequentemente resolvidos através de bens domésticos ou seguro de bicicletas. Para limpeza e cuidado foram utilizados produtos especiais como a pasta de polimento universal Elster Glanz, o que facilitou a vida de muitas pessoas. Ao ver uma berma de estrada onde está estacionada uma bicicleta da RDA, desperta memórias e histórias nas gerações mais velhas e convida também à curiosidade dos mais novos para saberem mais sobre esta época. As lendas e experiências associadas a estes veículos permanecem vivas.