Comissão de Abuso de Trier pede ajuda para adultos agora!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A Comissão de Abuso de Trier apela à criação de um ponto de contacto central para adultos na Renânia-Palatinado e no Sarre para apoiar as pessoas afetadas por abusos.

Die Trierer Missbrauchskommission fordert eine zentrale Anlaufstelle für Erwachsene in Rheinland-Pfalz und Saarland zur Unterstützung von Missbrauchsbetroffenen.
A Comissão de Abuso de Trier apela à criação de um ponto de contacto central para adultos na Renânia-Palatinado e no Sarre para apoiar as pessoas afetadas por abusos.

Comissão de Abuso de Trier pede ajuda para adultos agora!

A discussão sobre como lidar com a violência sexual continua a se espalhar. Na sexta-feira, a Comissão de Processamento de Abusos da diocese de Trier, que lida intensamente com esta questão, apelou aos estados federais da Renânia-Palatinado e do Sarre para criarem um ponto de contacto central para adultos afetados pela violência sexual. Essa demanda surge num momento em que tais cargos só existem para menores. Katholisch.de relata que com esta medida a Comissão pretende colmatar uma lacuna claramente visível no sistema de ajuda existente.

Embora as reações dos estados federais sejam abertas, ainda não há compromissos firmes. O Ministro Social do Sarre, Magnus Jung (SPD), prometeu examinar a sugestão de perto. A ministra da Família da Renânia-Palatinado, Katharina Binz (Verdes), sublinha, no entanto, que já existem vários pontos de contacto para as pessoas afetadas, incluindo adultos. A “Linha de Apoio ao Abuso Sexual” também está disponível em nível federal e pode oferecer apoio.

Pesquisa e fatos

O quarto relatório provisório da Comissão Independente para a Compreensão do Abuso Sexual na Diocese de Trier, publicado na sexta-feira, dá uma contribuição significativa para a investigação. Menciona que os cientistas da Universidade de Trier presumem que pelo menos 734 pessoas foram afetadas e 246 pessoas foram acusadas nas últimas oito décadas. No entanto, fala-se de um campo escuro, pelo que os números suspeitos podem ser muito mais elevados. Desde 2010, a igreja já pagou cerca de 3,7 milhões de euros em reconhecimento do sofrimento e custos de terapia superiores a 180 mil euros.

A comissão de revisão também lamenta que muitos dos esforços da diocese tenham sido adiados devido à falta de vontade de cooperar por parte dos parceiros externos. Os desafios estendem-se muito para além das fronteiras nacionais: os actos de abuso cometidos por perpetradores alemães ou europeus no contexto da ajuda ao desenvolvimento da Igreja no estrangeiro também exigem uma investigação extensiva. Aceitar o abuso sexual não é visto como uma tarefa comum na igreja global, o que complica ainda mais os esforços.

Pontos de contato em foco

A questão das instalações de apoio para adultos, em particular, mostra como é importante que a sociedade a aceite. Enquanto o processamento individual se concentra nas experiências pessoais das pessoas afetadas, o processamento institucional visa analisar estruturas dentro de instituições como comunidades religiosas ou clubes desportivos. É necessária uma avaliação que abranja toda a sociedade, a fim de sensibilizar o público para a questão e melhorar as condições das pessoas afectadas. comissão-abuse.de explicou.

Resta saber como os estados federais responderão às exigências da Comissão. Uma coisa é certa: o apoio às pessoas afectadas deve finalmente ser sentido a todos os níveis. Prestar ajuda deve ser uma tarefa natural da nossa sociedade, independentemente da idade das pessoas afetadas.