Sinal de alarme EHEC: 22 casos em MV - Perigo por linguiça de cebola!
Foram notificados 22 casos de EHEC em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental. As autoridades de saúde procuram a origem da infecção.

Sinal de alarme EHEC: 22 casos em MV - Perigo por linguiça de cebola!
Os relatos de infecções por EHEC têm aumentado recentemente em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental. De acordo com os relatórios atuais, um total de 22 casos foram registrados até segunda-feira, incluindo várias crianças e seis adultos. Os casos graves, que ocorreram com maior frequência nas últimas semanas, são particularmente preocupantes. O NDR informou que a condição de algumas pessoas doentes, incluindo um menino de Düsseldorf que necessita de cuidados intensivos, é crítica.
Um total de sete crianças e dois adultos estão atualmente em tratamento no hospital, todos em condições estáveis. Esta é uma notícia alarmante, uma vez que as infecções por EHEC podem variar de desconforto gastrointestinal ligeiro a grave, em alguns casos causando complicações graves. Segundo relatos, as crianças com síndrome hemolítico-urêmica (SHU) são particularmente afetadas. O direito à assistência médica parece particularmente importante neste caso, porque assim ZDF Alegadamente, seis crianças estão a ser tratadas em unidades de cuidados intensivos, enquanto três estão mesmo temporariamente ligadas a máquinas de diálise.
A pesquisa sobre as causas está em andamento
No que diz respeito à causa das infecções, não há actualmente informações claras. As autoridades de saúde continuam a procurar a origem da infecção e os testes de amostras até agora não produziram quaisquer resultados concretos. No entanto, alguns alimentos foram levantados sob suspeita. Foi assim que ficou Schleizer Fleisch- und Wurstwaren GmbH solicitado a recolher a salsicha de cebola depois que a bactéria EHEC produtora de toxinas foi detectada. Este lote com data de validade de 27 de agosto estava disponível em vários estados federais, incluindo Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental. Os clientes podem devolver o produto e receber seu dinheiro de volta. No entanto, ainda não está claro se estes produtos de salsicha estão realmente ligados às doenças.
Embora a EHEC não seja um fenómeno novo, o aumento de casos graves desde 2011 ainda atrai a atenção das autoridades de saúde. Normalmente, apenas um ou dois casos de EHEC com SHU são registados em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental todos os anos, enquanto um número impressionante já foi registado este ano. Em 2024, foram notificados mais de 130 casos de EHEC na região – um aumento significativo em comparação com anos anteriores.
Prevenção e segurança no dia a dia
Para minimizar o risco de infecção, os especialistas aconselham seguir regras básicas de higiene. De acordo com isso Instituto Federal de Avaliação de Risco Você deve lavar bem as mãos antes de preparar os alimentos e depois de tocar em carne crua. Além disso, os alimentos devem ser armazenados e preparados separadamente para evitar contaminação cruzada. A ingestão de vegetais e frutas que possam ter entrado em contato com produtos infectados deve ser bem lavada ou, se possível, descascada.
As preocupações do público são compreensíveis, mas muitos riscos potenciais podem ser reduzidos através de medidas simples. Os grupos sensíveis, especialmente as crianças com menos de cinco anos e os idosos, devem evitar consumir leite cru e carne crua. Resta a esperança de que as autoridades consigam em breve identificar uma fonte clara de infecção, a fim de proteger a saúde das pessoas na região.