Violência alarmante nas escolas: as expulsões das escolas em MV estão explodindo!
Aumento das expulsões escolares em Greifswald: O bullying e a violência revelam tendências preocupantes no setor escolar em 2025.

Violência alarmante nas escolas: as expulsões das escolas em MV estão explodindo!
As expulsões escolares em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental estão a aumentar dramaticamente. Nos últimos anos, o número de alunos encaminhados para outra escola devido a comportamentos problemáticos aumentou de apenas dois no ano letivo de 2021/2022 para doze no ano letivo anterior. Isto mostra claramente os desenvolvimentos preocupantes nas escolas sobre as quais o Correio Uckermark relatado.
No entanto, uma referência não é facilmente possível. É utilizado como último recurso após o fracasso de outras medidas ou quando há risco para outros alunos. No ano letivo de 2023/2024, um aluno do distrito escolar de Greifswald foi expulso por praticar bullying em mídias digitais, e outro tomou essa medida por agredir fisicamente um professor e colocar fogo em papel. Em Rostock, três estudantes tiveram que sair devido a comportamento agressivo e lesões corporais.
Bullying como um problema sério
O bullying atingiu uma nova dimensão nos últimos anos e acontece não só no pátio da escola, mas também nas redes sociais. O Bullying nas escolas A plataforma destaca o facto de insultos ou ameaças que antes só aconteciam em contacto direto, agora encontraram o seu lugar no mundo digital. Isto torna a questão ainda mais relevante e exige uma resposta sensível das escolas, dos pais e da sociedade em geral.
Um incidente ocorrido em outubro de 2023 é particularmente assustador, quando um vídeo mostrando o abuso de uma menina de 13 anos causou horror. Todos os envolvidos neste terrível ato já foram identificados. Tais acontecimentos sublinham a urgência de um conceito de prevenção revisto que o governo estadual lançou agora para neutralizar os crescentes incidentes de violência nas escolas.
Consequências legais do bullying
Mas e quando se trata de consequências jurídicas? O bullying certamente pode ser criminalmente relevante. As disposições do direito penal também se aplicam no contexto escolar, tais como: Escritório de advocacia explicou. Estes incluem insultos, calúnias e lesões corporais, que podem ser punidos com penas diversas. É particularmente preocupante o facto de, em casos graves, o bullying poder causar graves danos físicos ou psicológicos, chegando mesmo ao ponto de considerar o suicídio.
O direito penal juvenil tem algumas particularidades e é aplicado a crimes cometidos por jovens com idade igual ou superior a 14 anos. O objetivo é responsabilizar os jovens e refletir sobre o seu comportamento. Podem ser tomadas várias medidas, desde medidas educativas a serviços comunitários e detenção de menores, se o comportamento continuar a ser problemático.
Globalmente, é claro que a questão do bullying nas escolas de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental não só representa um desafio urgente, mas também tem implicações jurídicas que devem ser levadas a sério. Os pais, os professores e a comunidade devem trabalhar em conjunto para promover interações respeitosas e quebrar o ciclo de violência e bullying.