A copiadora de Greifswald fecha: as preocupações com os alunos estão crescendo!
Greifswalder Copyshop fecha: Após 35 anos, Holger Behrndt encerra o negócio. No futuro, os alunos terão que imprimir em Rambin.

A copiadora de Greifswald fecha: as preocupações com os alunos estão crescendo!
O fim de um capítulo se aproxima para muitos estudantes em Greifswald: a copiadora “Dokuteam-x” fechará suas portas no dia 21 de novembro. O operador Holger Behrndt (65), que se aposenta após 35 anos, lamenta a decisão, mas as circunstâncias não lhe deixam escolha. “O modelo clássico de copiadora atingiu os seus limites económicos”, explica Behrndt numa entrevista. Embora tenha sido encontrado um sucessor para a Behrndt & Herud GmbH, o novo proprietário desistirá da copiadora.
Os custos crescentes de pessoal e materiais, bem como o processo imparável de digitalização, colocaram o modelo de negócio sob considerável pressão. Behrndt, cuja principal área de negócio é a manutenção e distribuição de impressoras Xerox, relata que muitos dispositivos vêm de locações anteriores e são atendidos por três técnicos. Infelizmente, quatro funcionários perderam o emprego, enquanto os três técnicos continuam na empresa.
A relevância para os alunos
O encerramento tem impacto direto nos estudantes da Universidade de Greifswald, que exigem dupla encadernação dos seus documentos para as suas teses. Linda Schneider, responsável pelo atendimento na copiadora, ressalta a importância de cumprir as formalidades na hora de imprimir. “Tínhamos um serviço personalizado e rápido que era frequentemente solicitado”, diz ela. O estudante de direito Jason Zenke expressa preocupação com o fechamento iminente da copiadora. “Imprimo regularmente folhas de estudo e agora tenho que inventar algo novo”, diz Zenke. No futuro, os estudantes terão de submeter as suas encomendas de impressão à vizinha Rambin, em Rügen, onde permanecerá outra copiadora.
Fornecedores de serviços online inovadores oferecem agora alternativas à impressão tradicional. No impressão para estudantes.de Os alunos podem facilmente fazer upload de suas teses digitalmente e decidir se desejam retirá-las ou entregá-las diretamente na secretaria responsável pelo exame. O tempo de impressão e encadernação geralmente não passa de um dia. Além disso, é dada ênfase a materiais sustentáveis, como papel ecológico, e também é oferecida compensação de CO2 através da plantação de árvores.
Um olhar sobre o futuro da indústria gráfica
Os desafios enfrentados pela copiadora não são únicos. O atual Imprimir Relatório Horizontes 2024 destaca que a digitalização e a sustentabilidade são as forças motrizes da indústria gráfica. A mudança para tecnologias digitais está a forçar os fornecedores de serviços de impressão a automatizar e adaptar os seus fluxos de trabalho. Numa altura em que a tecnologia de jato de tinta e o web-to-print estão a tornar-se cada vez mais importantes, os modelos de negócio tradicionais estão a tornar-se cada vez mais desafiados.
As empresas gráficas são obrigadas não só a investir em novas tecnologias, mas também a digitalizar os seus processos de negócio. Isto é visto como crucial para o sucesso futuro. A próxima feira drupa, que terá lugar de 28 de maio a 7 de junho de 2024, será um fórum ideal para discutir estes desenvolvimentos e apresentar novas soluções.
Dadas as diferenças no panorama da impressão, resta saber como a indústria responderá. O encerramento do “Dokuteam-x” é uma pequena parte de uma mudança maior que apresenta desafios e oportunidades.