Onda de gripe aviária: Centenas de milhares de animais devem morrer!
A gripe aviária H5N1 está a espalhar-se rapidamente na Alemanha, com milhares de animais mortos e preocupações económicas com a criação de animais.

Onda de gripe aviária: Centenas de milhares de animais devem morrer!
A gripe aviária tem dominado firmemente a Alemanha e está a causar notícias preocupantes na criação de animais. O Instituto Friedrich Loeffler (FLI) prevê que centenas de milhares de animais terão de morrer nas próximas semanas para conter a propagação do vírus altamente contagioso H5N1. Dezenas de milhares de animais já perderam a vida quando as infecções explodiram em cerca de 20 granjas avícolas nas últimas três semanas. Um desenvolvimento preocupante que pode ser avaliado como excepcionalmente elevado neste curto espaço de tempo, como relata o Berlin Story News.
Quais são as causas desta rápida propagação? Isto deve-se não só ao elevado risco de infecção do vírus, mas também à migração das aves no Outono, que promove a transmissão entre aves selvagens e de criação. De acordo com RND, o processo de infecção é classificado como dinâmico, especialmente em guindastes e outros espécies de aves. A população de grous, em particular, está a ser gravemente afetada, com mais de 1.000 grous morrendo só em Brandemburgo e mais de 900 animais mortos sendo recuperados em Linum.
Ação rápida e recomendações
Para conter a onda de infecções, as autoridades tomaram medidas rigorosas de higiene. Os proprietários de aves de capoeira devem trazer os seus animais para os estábulos e o requisito de estábulo é rigorosamente aplicado nos distritos afectados. Já foram relatados surtos em explorações avícolas comerciais em oito estados federais, causando rapidamente preocupações económicas. Em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, por exemplo, um total de 150.000 animais tiveram de ser abatidos em duas explorações de galinhas poedeiras, como mostra o Zeit.
O público é instado a não tocar em aves selvagens mortas, pois elas provavelmente estão infectadas com o H5N1. O vírus dificilmente é perigoso para as pessoas, mas pode ser transmitido. Em vez de agir sozinho, você deve relatar as descobertas diretamente ao consultório veterinário responsável. O FLI eleva os riscos em muitas regiões a um nível elevado e enfatiza a necessidade de evitar iniciativas privadas. As autoridades já estão a operar nos seus limites e cada decisão deve ser cuidadosamente considerada.
Os efeitos econômicos
As consequências económicas para a criação de animais são consideráveis. Os proprietários não só têm de aceitar perdas elevadas decorrentes do abate dos seus animais, mas também temem o impacto na produção futura. Embora a indemnização pelos animais mortos seja paga pelo fundo de doenças animais, os danos consequentes não são cobertos. A incerteza que rodeia a gripe aviária está a fazer com que muitos agricultores temam pelos seus meios de subsistência.
Os desenvolvimentos actuais mostram a rapidez com que a gripe aviária se pode espalhar e as graves consequências que tem para a criação de animais. Com cada grupo de animais mortos, crescem as preocupações sobre o futuro da pecuária local e da economia como um todo. Atualmente não há fim à vista para esta epidemia e as autoridades apelam a todos os envolvidos para que permaneçam vigilantes e implementem rigorosamente as medidas necessárias.