Cientistas exploram o futuro e o passado industrial de Weißwasser

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Cientistas da Universidade de Greifswald estão pesquisando a história industrial de Weißwasser e das cidades vizinhas até 2027.

Wissenschaftler der Universität Greifswald erforschen die Industriegeschichte Weißwassers und benachbarter Städte bis 2027.
Cientistas da Universidade de Greifswald estão pesquisando a história industrial de Weißwasser e das cidades vizinhas até 2027.

Cientistas exploram o futuro e o passado industrial de Weißwasser

Um emocionante projeto de pesquisa está sendo realizado atualmente em Weißwasser, uma cidade que já brilhou com o esplendor da indústria do vidro. Cientistas da Universidade de Greifswald iniciaram uma viagem para explorar o passado e o futuro desta área. O projeto Voices from the Periphery visa explorar o que separa e conecta esta região de cidades semelhantes no Reino Unido. O foco está particularmente na história industrial e nas histórias de vida dos residentes locais.

O gerente do projeto, Dr. Andyräder, pesquisador associado do Instituto de Ciência Política e da Comunicação, lidera as discussões com os cidadãos em Weißwasser. Na próxima quarta-feira será realizado um “café contação de histórias”, que dará aos moradores a oportunidade de partilharem as suas memórias e impressões sobre a transformação da cidade. São convidadas pessoas nascidas antes de 1970 que vivenciaram os desenvolvimentos em Weißwasser antes e depois da reunificação. As discussões iniciais já demonstraram que, apesar do declínio industrial, os cidadãos podem dizer coisas positivas sobre o seu tempo. A mudança demográfica, no entanto, não pode ser ignorada: desde a queda do Muro, a cidade perdeu mais de 20.000 residentes e agora abriga apenas cerca de 15.000 pessoas.

O passado industrial

A escolha de Weißwasser como local de pesquisa não é coincidência. No século XIX, a cidade era um centro vibrante da indústria europeia do vidro. Mais de 75% dos residentes ganhavam a vida na indústria do vidro. Ainda hoje, o significado histórico do vidro é homenageado na região, inclusive no Museu do Vidro Weißwasser, que trata de aspectos históricos econômicos, sociais e da arte.

A moldagem e o processamento do vidro sofreram mudanças significativas como resultado da revolução industrial. Inovadores como Otto Schott e Ernst Abbe lançaram as bases para a moderna tecnologia do vidro em Jena, e Friedrich Siemens inventou o forno tubular, que permitiu a produção contínua. O dobramento de Muskau revelou-se um local ideal, graças às condições geológicas que permitiram a extracção de matérias-primas como lenhite e areia de quartzo. No início do século XX existiam onze vidrarias na região e até 47 outras nas redondezas, o que estimulou ainda mais o boom económico.

Um olhar para o futuro

O objectivo a longo prazo do projecto de investigação, que começou em 2022 e deverá ser concluído até 2027, é utilizar consultas e entrevistas com residentes para desenvolver colectivamente uma melhor compreensão da identidade da cidade. As discussões com os cidadãos serão seguidas de entrevistas individuais e de uma análise dos meios de comunicação social. A Fundação Alemã de Pesquisa (DFG) e diversas instituições britânicas apoiam o projeto. Neste momento, o grupo do projeto já concluiu as discussões em Lauchhammer e está a meio caminho em Eisenhüttenstadt, e agora Weißwasser está na agenda.

Os desafios não devem ser subestimados. O declínio da outrora próspera indústria nuclear exige novas ideias e alternativas para preparar a cidade para o futuro. As histórias dos moradores poderiam ajudar a encontrar um caminho a seguir que a cidade precisa desesperadamente.

Como mostra uma retrospectiva da gloriosa história industrial de Weißwasser, o reconhecimento do próprio passado e o intercâmbio entre os cidadãos podem ser a chave para enfrentar com sucesso os desafios futuros. Continua a ser emocionante ver que ideias surgirão do projecto “Vozes da Periferia”.

Para obter mais informações sobre a cidade do vidro de Weißwasser e sua história, visite o Museu do Vidro de Weißwasser ou explore a variedade de publicações sobre a indústria do vidro que tratam desta importante época. Informações sobre isso podem ser encontradas em sächsische.de, saxorum e iku-sachsen.