Os cientistas exploram o futuro industrial e o passado de Weißwasser
Os cientistas exploram o futuro industrial e o passado de Weißwasser
Weißwasser, Deutschland - Em Weißwasser, uma cidade que uma vez brilhou no brilho da indústria de vidro, atualmente existe um emocionante projeto de pesquisa. Cientistas da Universidade de Greifswald começaram a jornada para explorar o passado e o futuro dessa área. Como parte do projeto “Vozes da periferia”, deve ser examinado o que separa e conecta essa região de cidades semelhantes na Grã -Bretanha. O foco está particularmente na história industrial e nas histórias de vida dos moradores.
O gerente de projeto Dr. Andy Bikes, assistente de pesquisa do Instituto de Ciência Política e Comunicação, lidera as negociações com os cidadãos em Weißwasser. Um "café narrativo" será realizado na próxima quarta -feira, o que dá aos moradores a oportunidade de compartilhar suas memórias e impressões da mudança da cidade. Antes de 1970, as pessoas nascidas que testemunhavam os desenvolvimentos em Weißwasser antes e depois do turno são. As primeiras conversas já mostram que, apesar do declínio industrial, os cidadãos podem contar coisas positivas desde o seu tempo. A mudança demográfica, por outro lado, não pode ser negligenciada: a cidade perdeu mais de 20.000 habitantes desde a queda do muro e hoje apenas abriga cerca de 15.000 pessoas.
O passado industrial
A escolha da água branca como local de pesquisa não é coincidência. No século 19, a cidade era um centro pulsante da indústria européia de vidro. Mais de 75% dos moradores obtiveram seus meios de subsistência na indústria de vidro. Ainda hoje, a importância histórica do vidro na região é reconhecida, inclusive no Museu de Vidro de Weißwasser, os aspectos econômicos e sociais-históricos e históricos da arte.
O design e o processamento do vidro sofreram uma mudança significativa através da revolução industrial. Inovadores como Otto Schott e Ernst Abbe lançaram as bases para a tecnologia de vidro moderno em Jena, e Friedrich Siemens inventou o forno da banheira, o que permitiu a produção contínua. A folha dobrável de Muskau provou ser uma localização ideal, graças às condições geológicas que permitiram a redução de matérias -primas, como linhita e areia de quartzo. No início do século XX, houve onze trabalhos de vidro e até 47 outros na área, o que inspirou ainda mais o aumento econômico.
Uma olhada no futuro
O objetivo de longo prazo do projeto de pesquisa, iniciado em 2022 e deve ser concluído até 2027, é usar as consultas e entrevistas com os moradores para desenvolver em conjunto uma melhor compreensão da identidade da cidade. Após as conversas com os cidadãos, entrevistas individuais e uma análise da mídia devem seguir. A Fundação de Pesquisa Alemã (DFG) e várias instituições britânicas apóiam o projeto. No momento, o grupo do projeto já concluiu as negociações em Lauchhammer e progrediu pela metade em Eisenhüttenstadt, agora Weißwasser está no programa.
Os desafios não devem ser subestimados. O declínio na indústria nuclear outrora florida exige novas idéias e alternativas para tornar a cidade -à prova de futuro. As histórias dos moradores poderiam ajudar a encontrar um caminho para o futuro que a cidade precisa absolutamente.
Como a revisão da gloriosa história industrial de Weißwasser, o compromisso com seu próprio passado e a troca entre os cidadãos pode ser a chave para dominar com sucesso os próximos desafios. Ainda é emocionante ver qual conhecimento do projeto "Vozes da periferia" surgirá.
Para obter mais informações sobre o Glasstadt Weißwasser e sua história, visite o Museu de Vidro Weißwasser ou explore o grande número de publicações na indústria de vidro que lidam com esta importante era. Informações sobre isso estão disponíveis em [Sächsische.de] " (https://saxorum.hypotheses.org/5873) e iku-sachsen.
Details | |
---|---|
Ort | Weißwasser, Deutschland |
Quellen |
Kommentare (0)