Atenção, travessia de animais! É assim que a mudança de horário é perigosa para os motoristas!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Riscos para a saúde e aumento de acidentes com animais selvagens devido à mudança de horário em 24 de outubro de 2025: Dicas para segurança no trânsito.

Gesundheitsrisiken und erhöhte Wildunfälle durch Zeitumstellung am 24.10.2025: Tipps zur Sicherheit im Straßenverkehr.
Riscos para a saúde e aumento de acidentes com animais selvagens devido à mudança de horário em 24 de outubro de 2025: Dicas para segurança no trânsito.

Atenção, travessia de animais! É assim que a mudança de horário é perigosa para os motoristas!

Todos os anos o relógio muda do verão para o inverno com muita emoção. Mas muitas pessoas não sabiam que esta medida poderia ter consequências graves. De novo Correio de Berlim relatado, os relógios serão alterados para o horário de inverno na noite de sábado para domingo. Para muitas pessoas, isto não significa apenas um árduo processo de adaptação física, mas também riscos significativos, especialmente no trânsito.

As autoridades alertam para um aumento do número de acidentes envolvendo vida selvagem nas semanas após a mudança de horário. Isso ocorre porque os animais selvagens não seguem o relógio, mas sim o seu ritmo natural. Com a mudança, o trânsito na hora do rush ocorrerá cada vez mais ao anoitecer, quando os animais selvagens estão ativos. Especialmente em áreas densamente arborizadas, como sublinha a polícia de Euskirchen, o risco de colisões com animais selvagens aumenta.

Aumento do risco de acidentes envolvendo vida selvagem

Em 2024, foram registados mais de 276.000 acidentes com animais selvagens na Alemanha, o que significa uma média de cerca de 750 acidentes todos os dias. Os maiores perigos espreitam ao amanhecer e ao anoitecer e nas estradas perto de prados, campos e florestas. De acordo com isso ZDF O período de outubro a dezembro é particularmente crítico, pois muitos animais selvagens procuram alimento e isso aumenta muito a probabilidade de acidentes.

Estudos científicos mostram que o número de acidentes aumenta em até 10% após a mudança de horário. Dados do Instituto Fraunhofer mostram que um animal selvagem morre nas estradas alemãs a cada 90 segundos. Muitos acidentes ocorrem especialmente entre 6h e 7h - horário em que o crepúsculo geralmente coincide com o trânsito nas estradas na hora do rush.

Prevenção e precauções

O ADAC emitiu diversas recomendações aos motoristas para minimizar o risco de acidente envolvendo animais selvagens. Os motoristas devem prestar atenção aos sinais de alerta sobre travessias de animais selvagens, reduzir a velocidade e estar sempre prontos para frear. Se surgirem situações em que animais selvagens atravessam a rua, é melhor diminuir os faróis e buzinar várias vezes para orientar acusticamente os animais e incentivá-los a fugir.

Se ocorrer um acidente com animais selvagens, o local do acidente deve ser protegido e a polícia deve ser chamada, mesmo que ninguém fique ferido. Deve-se notar que os animais feridos não podem ser perseguidos ou tocados de forma independente. O Associação Alemã de Caça Estima também que milhões de animais morrem todos os anos no trânsito rodoviário, o que também aumenta o número de acidentes não notificados envolvendo vida selvagem para até 250.000.

Agir rapidamente também é importante para minimizar os danos. Fotos do local do acidente são úteis para lidar com os danos e muitas vezes os caçadores também precisam ser informados. O seguinte se aplica a todos os envolvidos: mantenha a calma e mantenha uma visão geral! A mudança de horário não só traz confusão aos ritmos diários humanos, mas também situações perigosas para os nossos vizinhos animais.