Diakoniezentrum em Güstrow: Folker Hachtmann é homenageado!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O centro de conferências Diakonie em Güstrow foi nomeado em homenagem a Folker Hachtmann, um importante teólogo e cidadão honorário.

Das Diakonie-Tagungszentrum in Güstrow wird zu Ehren von Folker Hachtmann benannt, einem bedeutenden Theologen und Ehrenbürger.
O centro de conferências Diakonie em Güstrow foi nomeado em homenagem a Folker Hachtmann, um importante teólogo e cidadão honorário.

Diakoniezentrum em Güstrow: Folker Hachtmann é homenageado!

O centro de conferências Diakonie em Güstrow é agora denominado “Folker Hachtmann”. Com esta nomeação, Diakonie Güstrow homenageia o notável trabalho do teólogo protestante, que serviu como pastor na Catedral de Güstrow de 1986 a 1998. A cerimônia de nomeação, que reuniu muitos convidados, incluindo familiares de Hachtmann, foi um destaque para a comunidade local, que aprecia muito o compromisso de Hachtmann e suas muitas conquistas na diaconia e na assistência aos deficientes. Como primeiro presidente da organização de assistência a deficientes no distrito religioso de Güstrow, fundada em 1992, ele iniciou mudanças decisivas na região. Christoph Kupke, membro do conselho da Diakonie Güstrow, enfatiza a influência de Hachtmann e a sua capacidade de sempre focar nas necessidades das pessoas.

As emoções eram palpáveis ​​quando a viúva de Hachtmann, Eva Hachtmann, expressou sua emoção com a nomeação. O prefeito Sascha Zimmermann também fez questão de lembrar às pessoas a autoimagem profundamente humana de Hachtmann em seu discurso: ouça, estenda a mão, apenas esteja presente. Este lema continua a moldar o trabalho da Diakonie, e muitos dos presentes foram movidos pelo espírito de comunidade que Hachtmann sempre promoveu.

Cidadão honorário e figura simbólica

Folker Hachtmann foi celebrado não apenas por seu compromisso eclesial e diaconal, mas também por seu importante papel na compreensão da história judaica de Güstrow. Seu compromisso com a cultura da lembrança é incansável. Foi cofundador do círculo de amigos para a preservação do antigo centro comunitário judaico, que transformou de ruína dilapidada em local de encontro e memória. Em 2017, Hachtmann foi postumamente nomeado cidadão honorário da cidade de Güstrow pela Câmara Municipal, o que sublinha a valorização dos seus serviços Igreja MV relatado.

O antigo centro comunitário tornou-se um local central para eventos literários, musicais e históricos. A associação que Hachtmann fundou também organiza dias de memória das vítimas do regime nazi, e os obstáculos que colocou são um sinal visível do seu compromisso com a comunidade judaica e contra o esquecimento.

Um incansável agente de compreensão

Hachtmann sempre foi um interlocutor competente e sensível quando se tratava de promover o diálogo inter-religioso entre cristãos e judeus. Ele realizou devoções regulares pela Década da Paz no cemitério judaico e ensinou aos alunos o valor de conviver com a história e de não deixá-la ser esquecida. O seu empenho, caracterizado pelo contacto com testemunhas contemporâneas e pela manutenção de memoriais, deixou uma impressão duradoura na cidade.

As celebrações que marcam a nomeação do Centro Diakonie são um sinal de reconhecimento pelo trabalho da vida de Folker Hachtmann, que vai muito além dos limites da igreja. Suas bisnetas, Elena-Sarah e Eva-Sophia Menzel, assim como a neta Therese Menzel, contribuíram musicalmente para a celebração e criaram uma atmosfera comovente que mais uma vez nos lembra o legado do cidadão honorário Correio do Norte. Em Güstrow, o seu nome permanece intimamente ligado à caridade, a uma cultura de memória e de coexistência pacífica.