O castigo de Deus ou a causa do incêndio? A devastadora tempestade de fogo de Grabow em 1725
Saiba como o incêndio devastador de 1725 moldou a paisagem urbana de Grabow e influenciou sua reconstrução.

O castigo de Deus ou a causa do incêndio? A devastadora tempestade de fogo de Grabow em 1725
Grabow: Um marco na história da cidade após 300 anos
Em 3 de junho de 1725, a cidade de Grabow passou por uma terrível virada em sua história: um incêndio devastador destruiu quase toda a cidade em poucas horas. As chamas eclodiram durante um culto religioso, quando vozes preocupadas chegaram ao interior da igreja. Quase todos os edifícios – incluindo a Câmara Municipal, o Hospital do Espírito Santo e a própria igreja – foram vítimas da destruição pelo fogo. Apenas o moinho hereditário de Bolbrügge e algumas casas do outro lado do Elde foram poupados. Surpreendentemente, porém, não houve vítimas humanas. Tudo isso é abordado em um artigo de Correio do Norte impressionantemente documentado.
A causa do incêndio permaneceu um mistério e apresentou imensos desafios à cidade. Como incidentes semelhantes eram conhecidos em outras cidades de Mecklenburg, o incêndio deixou vestígios duradouros. Johann Heinrich Hincke, o pregador da corte e da cidade, fez um sermão comovente nas ruínas da igreja destruída, no qual retratou o infortúnio como um castigo divino. O duque Karl Leopold prometeu apoio e apelou a um plano regulatório. Em outubro de 1725, começou o planejamento de ruas novas e mais largas, sob a liderança do engenheiro Behring.
Reconstrução e novo planejamento urbano
Após o incêndio, os esforços de reconstrução começaram e duraram vários anos. Em 9 de junho de 1725, o duque emitiu uma proibição de construção para garantir o desenvolvimento urbano sustentável através de um plano uniforme. Andreas Behring, o engenheiro, aprovou um plano de desenvolvimento em setembro de 1725 que modificou a planta medieval para criar ruas retas e novos empreendimentos. O método de construção antigo e estreito foi considerado mais seguro contra incêndio, e diretrizes claras foram elaboradas para a construção de edifícios em enxaimel. Esta foi a única maneira de Grabow se transformar em uma cidade moderna, que agora é conhecida por seu impressionante conjunto em enxaimel.
Desenvolvimento urbano: do passado ao presente
Grabow continuou a se desenvolver desde o desastre do incêndio. Numerosos trabalhos de renovação ocorreram recentemente, incluindo a renovação da histórica casa em enxaimel na Kirchenstrasse 19 e a abertura de novas instalações, como o consultório médico do Dr. Zahn na Mühlenstrasse e o estúdio desportivo “5-6” na Große Strasse. Empresas em expansão, como o centro de duas rodas Berger ou o concessionário automóvel “Sagewitz”, mostram que as competências empreendedoras ainda hoje são procuradas. Este ano a cidade comemora 25 anos do parque empresarial Wanzlitz e 60 anos da concessionária de automóveis.
A cidade velha de Grabow, construída no século XVIII segundo um plano ideal, ainda hoje representa um valioso património. Alto Valores culturais MV A cidade é considerada um importante exemplo de arquitetura urbana barroca em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental.
Seja através dos feitos heróicos do corpo de bombeiros voluntários ou de novas instalações artísticas, o charme e a substância histórica de Grabow fazem da cidade um lugar especial. A impressionante cidade velha e o empenho dos cidadãos ajudarão a manter Grabow animada e atraente no futuro.