Praga de ratos em Güstrow: Prefeito alerta sobre riscos à saúde!
O prefeito Zimmermann apela a Güstrower para combater os ratos. Recomendações para prevenção e notificação de infestações.

Praga de ratos em Güstrow: Prefeito alerta sobre riscos à saúde!
Na cidade de Güstrow, em Barlach, há grande preocupação com o aumento da infestação de ratos na cidade. O prefeito Sascha Zimmermann (FDP) apelou agora aos cidadãos de Güstrow para que estejam atentos e tomem medidas. A administração da cidade está relatando vários avistamentos de ratos que estão soando o alarme. Para combater o problema, Zimmermann quer que os residentes privem os ratos de fontes de alimento e de habitat.
Quais são exatamente as recomendações? De acordo com as instruções de nordkurier.de, restos de alimentos e resíduos orgânicos devem ser armazenados com segurança. Os recipientes de lixo devem ser protegidos para que os ratos não possam acessá-los. Também é aconselhável não descartar resíduos de cozinha na rede de esgoto e não armazenar ração animal abertamente. A alimentação de animais de estimação e pássaros também deve ser feita de forma que não restem restos de comida para os ratos.
Minimize o habitat dos ratos
Outro passo importante é evitar opções de abrigo. Zimmermann recomenda que a Güstrowers não armazene lixo, pilhas de madeira e materiais semelhantes desnecessariamente. Arbustos e plantas devem ser aparados para um hábito de crescimento mais curto para evitar fornecer abrigo para os ratos. Além disso, os residentes devem criar pilhas de composto adequadamente e verificar se há aberturas de entrada nos seus edifícios. Chamadas claras para monitorar “ruas de ratos” também estão na lista Recomendações[guestrow.de](https://www.guestrow.de/stadt-kultur-politik/nachrichten/pressemelde?tx_news_pi1%5Bact ion%5D=detalhe&tx_news_pi1%5Bcontroller%5D=Notícias&tx_news_pi1%5Bnews%5D=1406&cHash=f47e24a086819f1ec32b6c1583a376da).
Mas a instalação de armadilhas para ratos, como já foi feito na área residencial de Distelberg, é apenas parte da solução. Em última análise, a responsabilidade total pelo controle de ratos cabe aos proprietários. Qualquer pessoa que vir um número suspeito de ratos deve denunciar imediatamente. Uma infestação maior deve ser comunicada ao departamento de saúde distrital de Rostock, uma vez que os ratos são considerados pragas para a saúde cujas excreções podem transmitir doenças. No entanto, avistamentos individuais não estão sujeitos a relatórios.
Comportamento público contra ratos
Existem também regras claras que devem ser observadas em espaços públicos. A cidade aconselha não alimentar animais em parques, espaços verdes ou áreas de refeições ao ar livre e não deixar comida caída espalhada. Os resíduos volumosos só devem ser colocados na rua no dia da recolha para evitar que os ratos tenham acesso adicional à comida. Os cidadãos são incentivados a fazer a sua parte e a manter o ambiente limpo para minimizar o risco de infestação de ratos.
Algumas outras medidas importantes incluem manter valas e propriedades limpas e verificar regularmente os sistemas de esgoto. Atenção especial deve ser dada às opções de abrigo na forma de canos de esgoto antigos ou direções para a fonte de água. O armazenamento adequado dos resíduos e evitar a alimentação em áreas de risco são passos essenciais que emergem da laves.niedersachsen.de.
A população de Güstrow é, portanto, chamada a agir e a agir em conjunto contra a praga dos ratos. Só assim será possível conter a propagação destes desagradáveis “moradores das cidades” e garantir a saúde de todos.