Roubos de bicicletas elétricas em MT: prejuízo de 1,2 milhões de euros no primeiro semestre!
Os roubos de bicicletas elétricas em Heringsdorf atingem níveis recordes: 321 casos e 1,2 milhões de euros em danos no primeiro semestre de 2025.

Roubos de bicicletas elétricas em MT: prejuízo de 1,2 milhões de euros no primeiro semestre!
Em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, o roubo de e-bikes atingirá níveis recordes em 2025. No primeiro semestre do ano foram registados 321 roubos, causando danos totais de cerca de 1,2 milhões de euros. Para efeito de comparação: No mesmo período do ano passado ocorreram 273 furtos com danos de 898.180 euros. Isso mostra um aumento preocupante que está chamando a ação da polícia. n-tv.de relata que os valores dos danos são baseados em processos policiais e ainda podem mudar.
A ilha de Usedom é particularmente afetada por esta onda. Com quase 80 roubos reportados e danos de 447.064 euros, esta região é responsável por cerca de 38 por cento do total de danos no país. Devido ao alto índice de criminalidade, um grupo de investigação foi criado especificamente para Usedom para melhorar a situação. ostsee-zeitung.de mostrou que o número de roubos continuou a aumentar nos últimos anos. Até novembro de 2023, já tinham sido registados mais de 800 furtos, com um prejuízo total superior a 2,6 milhões de euros.
Os valores do roubo em detalhes
Segundo a polícia, registam-se furtos com danos iguais ou superiores a 300 euros, embora seja possível que várias e-bikes sejam afetadas num só caso. Isto significa que o número de roubos não declarados é provavelmente muito superior ao sugerido pelos casos reportáveis. Os meses de julho a setembro são particularmente críticos, pois é quando ocorre a maioria dos roubos. Isso coincide com a temporada de férias, quando muitas e-bikes ficam estacionadas ao ar livre. [augsburger- Allgemeine.de](https://www.augsburger- Allgemeine.de/panorama/e-bike-geklaut-diebstahl-statistics-deutschland-fahrraeder-13-12-23-101955489) destaca que as e-bikes são particularmente atraentes para os ladrões devido ao seu preço mais alto. Os números de produção aumentaram rapidamente desde 2014 e, este ano, cerca de 1,72 milhões de e-bikes foram produzidas apenas na Alemanha.
- 321 Diebstähle in MV im ersten Halbjahr 2025
- Schaden von rund 1,2 Millionen Euro
- 80 Diebstähle auf Usedom, 447.064 Euro Schaden
- Ermittlungsgruppe für Usedom eingerichtet
- Für 2024: 659 Vorgänge und 2,3 Millionen Euro Schaden
Outro exemplo da situação dramática são os recentes roubos em Usedom, onde seis bicicletas eléctricas no valor de cinco dígitos foram roubadas num curto espaço de tempo. Isto mostra como é necessário tomar medidas urgentes. No distrito Noroeste de Mecklenburg, duas e-bikes também foram roubadas em Boltenhagen, aumentando os danos estimados para 5.000 euros.
Medidas de prevenção
A polícia recomenda que as pessoas afetadas tomem medidas de segurança robustas. Devem ser utilizadas várias fechaduras robustas fixadas a objectos fixos, e medidas de segurança adicionais, tais como sistemas de localização GPS com funções de alarme, também podem ser úteis. Estas medidas oferecem alguma proteção contra os ladrões, cuja organização e profissionalismo aumentaram nos últimos anos. A probabilidade de recuperar uma bicicleta elétrica roubada é muitas vezes baixa, o que sublinha a importância destas precauções de segurança.
A situação em torno dos roubos de bicicletas elétricas é mais do que preocupante. Numa altura em que as e-bikes são aclamadas como uma alternativa amiga do ambiente, a segurança dos utilizadores está em jogo. Só podemos esperar que a polícia e as comunidades encontrem rapidamente soluções adequadas para travar este desenvolvimento perturbador.