Protesto violento contra a energia eólica: Cidadãos exigem repensar as MPE!
Em 18 de setembro, a iniciativa de cidadãos “Gegenwind Penzliner Land” protestou em Neubrandenburg contra os planos de energia eólica da MSE.

Protesto violento contra a energia eólica: Cidadãos exigem repensar as MPE!
As coisas estão ficando animadas na região do Lago Mecklenburg. Discussões importantes sobre novas áreas de energia eólica estão marcadas para quinta-feira. A Associação de Planejamento Regional do Distrito dos Lagos de Mecklenburg convidou pessoas para a reunião da associação, que acontecerá às 16h. na Casa da Cultura e Educação em Neubrandenburg. Um ponto central da agenda é a revisão do plano de ordenamento do território das áreas de energia eólica. O foco está em 56 áreas prioritárias eólicas que serão colocadas em discussão, informou Nordkurier.
Mas enquanto os planejadores se reúnem, um forte vento de protesto sopra lá fora. A iniciativa de cidadania “Gegenwind Penzliner Land” organiza uma manifestação que terá lugar no dia 18 de setembro, pelas 15h00. na praça do mercado. Um sinal está sendo enviado contra as turbinas eólicas planejadas. Esta iniciativa é apoiada por uma ampla aliança que está insatisfeita com os planos actuais. O presidente da aliança de ação, Norbert Schumacher, já apresentou uma moção de rejeição dos planos, o que foi expressamente confirmado pela iniciativa de cidadania. Sven Flechner, o prefeito de Penzlin, também é a favor de uma resolução que apela aos governos federal e estadual para que façam mudanças na expansão da energia eólica.
Um olhar além das fronteiras
O tema da energia eólica está causando agitação em toda a Alemanha. Como relata o Tagesschau, existem até 440.000 declarações recolhidas contra áreas planeadas de energia eólica na região de Neckar-Alb, em Baden-Württemberg. As iniciativas de cidadãos estão bem interligadas e lutam para influenciar o planeamento da energia eólica. Os críticos acusam estas iniciativas de atrasar o planeamento, enquanto as iniciativas argumentam que apenas o tratamento cuidadoso dos planos pode evitar danos maiores.
Mas a energia eólica não está a ser discutida apenas na região dos lagos de Mecklenburg e em Baden-Württemberg. O tema também foi abordado em Borchen, município da Renânia do Norte-Vestfália. Conforme se pode ler no site do município de Borchen, existe um projeto de zonas de energia eólica no município, que foi divulgado publicamente de 24 de outubro a 24 de novembro de 2018. Os cidadãos e associações afetadas podem obter informações e apresentar declarações.
O vento está mudando
Independentemente do que os planos para a utilização da energia eólica realmente tragam, uma coisa é certa: o debate socialmente relevante sobre a transição energética e os seus efeitos está em pleno andamento há muito tempo. Cada vez mais pessoas apelam a um planeamento transparente e expressam as suas preocupações. A possível influência das iniciativas de cidadania nos desenvolvimentos futuros continua a ser estimulante e poderá ser inovadora para a transição energética. Uma coisa é certa: algo está acontecendo!