Neubrandenburg: A histórica linha ferroviária será revivida em 12 de julho!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A reativação da linha ferroviária Neubrandenburg-Friedland está novamente em discussão. Viagem especial planejada para 12 de julho de 2025.

Die Reaktivierung der Bahnstrecke Neubrandenburg-Friedland wird erneut diskutiert. Sonderfahrt am 12. Juli 2025 geplant.
A reativação da linha ferroviária Neubrandenburg-Friedland está novamente em discussão. Viagem especial planejada para 12 de julho de 2025.

Neubrandenburg: A histórica linha ferroviária será revivida em 12 de julho!

Nos últimos anos, o tema ferroviário experimentou um verdadeiro renascimento na Alemanha. Há também desenvolvimentos positivos em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental que estão a fazer os corações dos amantes dos transportes ferroviários bater mais rápido. A linha ferroviária entre Neubrandenburg e Friedland, que foi desativada em 14 de janeiro de 1994 com o último trem de passageiros circulando em mais de 100 anos, é agora o foco de uma possível reativação. De novo Correio do Norte relata, a associação de passageiros “Pro Bahn” está planejando uma viagem especial no dia 12 de julho para promover o transporte ferroviário local de passageiros (SPNV) nesta conexão.

No entanto, o percurso, que se estende por cerca de 22 quilómetros, está em mau estado. Atualmente, apenas o tráfego de carga viaja para lá, viajando em velocidades que parecem ser de caminhada. Agora há trens de carga novamente na rota, embora demorem cerca de 70 minutos para percorrer toda a viagem. Segundo estimativas, a reparação da via custaria 8,68 milhões de euros, conforme mostram diversas análises.

Um olhar sobre o futuro da linha ferroviária

As atuais discussões sobre a reativação fazem parte do plano estatal de transportes de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, que visa modernizar o transporte ferroviário. Já existem sinais positivos das autoridades responsáveis: os fundos estatais já foram aprovados e um relatório positivo da Autoridade Ferroviária Federal é esperado em setembro de 2025. Se tudo correr bem, as primeiras obras de renovação poderão começar já no final de 2024, relata. NDR.

A análise potencial, apresentada no início de abril de 2025, prevê um volume de passageiros de cerca de 534 pessoas nos dias úteis, o que sustenta a necessidade desta ligação. Isto torna a viagem especial planeada, que sai de Neubrandenburg às 9h40 e chega a Friedland às 11h12, particularmente importante para dar a conhecer esta linha ferroviária.

Interesse político e social

A reativação da linha ferroviária não é apenas um importante projeto infraestrutural, mas também um sinal de que o transporte ferroviário está a celebrar um regresso na Alemanha. Cada vez mais pessoas dão importância às boas ligações e veem o transporte ferroviário como uma opção de mobilidade amiga do ambiente, que o governo federal também definiu claramente nos seus objetivos para os próximos anos. O objetivo é duplicar o número de passageiros em relação a 2018 até 2030, uma vez que o Aliança pró-ferroviária enfatizou.

A viagem especial do dia 12 de julho é um primeiro passo para chamar a atenção para a reativação. Os interessados ​​​​podem explorar os pontos turísticos de Friedland e conhecer a história da linha ferroviária. Os bilhetes estão disponíveis por 17 euros para adultos e 10 euros para crianças. A viagem de volta acontece às 12h35, para que seja possível um dia emocionante no centro da cidade de Friedland.

Os próximos meses serão cruciais e os preparativos estão a todo vapor. Se tudo correr conforme o planeado, colmatar a lacuna no transporte ferroviário entre Neubrandenburg e Friedland poderá em breve tornar-se uma realidade, no espírito da mobilidade sustentável e do reforço das ligações regionais.