Voo de baixo nível da Bundeswehr sobre Neubrandenburg: moradores em alvoroço!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Os voos de baixo nível da Bundeswehr sobre Neubrandenburg causam reclamações dos moradores. Airbus A400M treina para o Dia da Bundeswehr.

Tiefflüge der Bundeswehr über Neubrandenburg verursachen Anwohnerbeschwerden. Airbus A400M übt für den Tag der Bundeswehr.
Os voos de baixo nível da Bundeswehr sobre Neubrandenburg causam reclamações dos moradores. Airbus A400M treina para o Dia da Bundeswehr.

Voo de baixo nível da Bundeswehr sobre Neubrandenburg: moradores em alvoroço!

Em Woggersin, uma pequena aldeia perto de Neubrandenburg, um voo de baixo nível de um avião de transporte da Bundeswehr causou muita agitação entre os residentes. Na tarde de quinta-feira, 14 de junho de 2025, um Airbus A400M decolou da Base Aérea de Wunstorf, na Baixa Saxônia, e causou acaloradas discussões na região. Lothar Prehn, um residente preocupado, criticou a poluição sonora, os perigos da poeira fina e os possíveis riscos de segurança associados a voos tão baixos. Nordkurier relata que o avião decolou às 11h e sobrevoou Eberswalde e Prenzlau a caminho da volta de honra sobre Estrasburgo antes de pousar por volta das 12h25.

Este voo de baixo nível foi realizado como parte dos exercícios para o “Dia da Bundeswehr” em 28 de junho no quartel Tollense. Exatamente uma semana antes, três A400M foram avistados na região e causaram reações diversas entre os moradores. Enquanto algumas pessoas ficaram impressionadas com o tamanho e as capacidades da aeronave, outras ficaram menos entusiasmadas com o ruído associado ao sobrevôo.

O Airbus A400M em detalhes

O Airbus A400M, um dos maiores aviões de transporte da Bundeswehr, tem peso máximo de decolagem de impressionantes 141 toneladas. Com volume de carga de 340 metros cúbicos, a máquina pode transportar até 114 soldados ou veículos de grande porte, como tanques. De acordo com 24rhein o conceito permite muitos equipamentos úteis, incluindo helicópteros de ataque ou veículos off-road, para diversas missões. Além disso, o A400M é conhecido pela sua capacidade de operar em pistas curtas e não pavimentadas.

Com comprimento de 45,10 metros e envergadura de 42,36 metros, o A400M oferece espaço para diversas necessidades de transporte. A autonomia varia dependendo da carga útil, de 3.300 quilômetros com carga completa a 8.700 quilômetros vazio. Essas aeronaves são uma adição valiosa à Força Aérea, substituindo agora os antigos C-160 TRANSALL que foram aposentados no final de 2021.

Reações da população

Os residentes de Woggersin e arredores estão divididos. Alguns expressaram preocupação nas redes sociais sobre a extrema profundidade do voo e preocupações com a segurança. Um incidente semelhante foi observado no distrito de Rems-Murr, onde os residentes observaram um voo do A400M numa proximidade chocante em 10 de janeiro de 2025. As preocupações muitas vezes incluem não apenas o ruído, mas também preocupações sobre os perigos representados pela queda de peças da aeronave, relata Stuttgarter Nachrichten.

Os jardins sagrados dos residentes parecem estar em perigo durante os exercícios da Bundeswehr, e resta saber como as autoridades relevantes responderão a estas preocupações. Mesmo que os voos militares sejam permitidos sob certas condições e horários, pode ser necessário um melhor diálogo entre a Bundeswehr e os residentes envolvidos. O debate sobre voos de baixa altitude mostra claramente que os pontos de vista e opiniões na região são tão diversos quanto os caminhos que os jatos percorrem no céu.