Perigo agudo! Herrenseebrücke em Waren fechou repentinamente completamente
A Herrenseebrücke em Waren (Müritz) foi fechada ao tráfego após danos visíveis. Saiba mais sobre a formação e os exames.

Perigo agudo! Herrenseebrücke em Waren fechou repentinamente completamente
A Herrenseebrücke em Waren (Müritz) permanece fechada por enquanto. Na manhã de sexta-feira, a autoridade de trânsito responsável decidiu fechar a ponte ao trânsito. Esta decisão ocorreu após uma recente inspeção estrutural, que revelou fissuras longitudinais preocupantes na parte inferior da ponte. Particularmente visíveis foram as fissuras na via férrea, que indicam possíveis danos nos tendões. Isto aumenta o risco de falha (relatórios Nordkurier).
A inspeção também revelou que havia sido instalado aço de protensão que apresentava risco de fissuração por corrosão sob tensão. A ponte também é fornecida com um revestimento anti-rachaduras. A visibilidade destas fissuras é motivo de preocupação e o inspector estrutural recomendou imediatamente o encerramento da ponte. O prefeito de Waren, Norbert Möller (SPD), seguiu o conselho dos especialistas após uma discussão frutífera com os responsáveis da autoridade de construção. Sendo um importante ponto infraestrutural da cidade, a segurança da ponte é de extrema importância.
Antecedentes do teste da ponte
A necessidade de tal teste é apoiada pelas normas legais, em particular a DIN 1076. Esta regula a inspeção regular de pontes para garantir a sua estabilidade e adequação ao tráfego. Durante esses testes, que normalmente são realizados a cada seis anos, a estrutura, os mancais e as transições são verificados quanto a trincas, corrosão e fadiga do material (explica Biberger).
Os inspetores utilizam tecnologias modernas, como drones, endoscópios ou plataformas de trabalho móveis, para chegar até mesmo a locais de difícil acesso. Os resultados de tais testes não são importantes apenas para a segurança imediata, mas também são cruciais para o planeamento de futuros trabalhos de renovação. Em última análise, a detecção precoce de danos garante que não surjam riscos desnecessários para os utentes da estrada.
Responsabilidade dos municípios e perspectivas
A responsabilidade pela segurança rodoviária cabe aos municípios, que devem garantir que todas as pontes estão em perfeitas condições. As negligências podem não só ter consequências jurídicas, mas também pôr em perigo a segurança dos cidadãos (enfatiza a DEKRA).
A Herrenseebrücke permanecerá fechada até novo aviso, enquanto novas investigações sobre as condições da estrutura serão iniciadas. O prefeito Möller pede aos moradores e usuários das estradas que compreendam esta medida necessária. A segurança é a principal prioridade e neste caso a intervenção é essencial para proteger as pessoas nos bens.