Ataque de hackers paralisa escolas em Neustrelitz e Demmin – alunos afetados!
Suspeita de ataque de hacker a escolas em Neustrelitz em 18 de junho de 2025: Restrições aos sistemas de TI e efeitos no ensino.

Ataque de hackers paralisa escolas em Neustrelitz e Demmin – alunos afetados!
Houve notícias preocupantes na pitoresca região do Lago Mecklenburg hoje. Um suposto ataque de hacker paralisou os sistemas de TI de diversas escolas em Demmin e Neustrelitz. Como relata ndr.de, o Centro Regional de Treinamento Vocacional de Neustrelitz, a escola especial de Neustrelitz, o centro de educação de adultos de Neustrelitz e diversas instituições em Demmin são afetados. O ataque deixou funcionários, professores e alunos limitados na sua capacidade de trabalhar com os seus dispositivos eletrónicos – desde PCs e iPads a impressoras e smartphones. Torna-se particularmente problemático quando se trata de manter a pressão por certificados e outros processos escolares.
O incidente não é de forma alguma um incidente isolado. De acordo com o oficial estatal de proteção de dados, Sebastian Schmidt, o número de ataques cibernéticos em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental aumentou significativamente nos últimos anos. Em 2022, foram registradas 322 violações de dados, número que subiu para 401 no ano seguinte. Schmidt sublinha que os ataques cibernéticos foram a causa de violações de dados em cerca de 25% destes casos e alerta para uma tendência preocupante.Correio do Norterelata que os sistemas informáticos em Schwerin e Ludwigslust-Parchim ficaram prejudicados durante semanas após um ataque semelhante.
Ameaças crescentes e medidas necessárias
A situação da cibersegurança na Alemanha é agora classificada como alarmante. O relatório da Autoridade Federal de Segurança de TI (BSI) conclui que os cibercriminosos profissionalizaram seus métodos e usam tecnologias modernas. Além disso, as superfícies de ataque são cada vez mais descobertas na digitalização, o que agrava ainda mais a situação (bsi.bund.de). Digno de nota é o facto de que, nos primeiros seis meses de 2024, o número de ataques DDoS de grande volume aumentou e os ataques de ransomware, que visam principalmente pequenas e médias empresas e municípios, continuam a aumentar.
Os especialistas recomendam urgentemente melhorar a segurança de TI. Medidas simples, como atualizações de segurança oportunas e backups regulares, podem evitar muitas violações de dados. Schmidt também pede que os funcionários estejam mais conscientes sobre como lidar com e-mails e senhas. Estas precauções básicas de segurança podem ser cruciais para combater tais ameaças.Correio do Nortesalienta que também é necessária uma abordagem holística: os fabricantes, os operadores e os consumidores devem trabalhar em conjunto para reforçar a ciber-resiliência da Alemanha.
Tendo em conta os acontecimentos de hoje, a importância destas medidas é mais clara do que nunca. A previsão diz que as perturbações nas escolas afectadas provavelmente continuarão amanhã, o que poderá ter um impacto significativo na vida escolar quotidiana. Resta saber que medidas adicionais serão tomadas para garantir a segurança dos sistemas de TI nas instituições de ensino.
O presente incidente não é apenas um sinal de alarme para as escolas afetadas, mas também para todas as instituições de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental que têm de lidar com a ameaça crescente do cibercrime. Aqui é necessária uma ação rápida para acompanhar o ritmo da era digital e garantir a segurança.