Operação de resgate de andorinhões: Corpo de Bombeiros resgata pássaro de 11 metros de altura!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O corpo de bombeiros de Neustrelitz resgata andorinhões de uma altura de 11 metros. As aves são espécies protegidas e as medidas de proteção são importantes.

Feuerwehr Neustrelitz rettet Mauersegler aus 11 Metern Höhe. Vögel sind geschützte Arten, Schutzmaßnahmen sind wichtig.
O corpo de bombeiros de Neustrelitz resgata andorinhões de uma altura de 11 metros. As aves são espécies protegidas e as medidas de proteção são importantes.

Operação de resgate de andorinhões: Corpo de Bombeiros resgata pássaro de 11 metros de altura!

Recentemente, um andorinhão causou alvoroço em Neustrelitz ao se enroscar em uma bola de plástico no telhado. O incidente ocorreu na manhã de terça-feira, quando um morador informou o centro de controle de resgate. O corpo de bombeiros de Neustrelitz chegou imediatamente com uma escada giratória para libertar o pássaro, que estava preso a 11 metros de altura. Com habilidade e paciência, os resgatadores dos animais removeram o material de nidificação em que o pássaro havia ficado preso. No entanto, pouco antes de alcançá-lo, o veloz conseguiu se libertar e voar para o céu. Felizmente, o animal não sofreu ferimentos, o que provavelmente se deve em grande parte à sua natureza.

O andorinhão é uma espécie protegida pela Lei Federal de Conservação da Natureza. Isto significa que não é permitido caçar, capturar ou abater estas aves e os seus locais de reprodução devem ser protegidos a todo o custo. Se um estaleiro de construção onde existem oportunidades de nidificação para andorinhões for afetado, a Autoridade de Conservação da Natureza do Baixo é chamada a tomar as medidas adequadas.

Retorno dos andorinhões

Mas afinal, quem são esses pássaros impressionantes? Os andorinhões retornam pontualmente a partir do início de maio de cada ano, independentemente das condições climáticas. O retorno nesta primavera foi um pouco lento devido ao clima frio. Os primeiros avistamentos começaram em 20 de abril, mas uma grande onda de retorno só ocorreu no final de abril e levou andorinhões a cidades inteiras da Alemanha. Cidades como Berlim, Colônia e Leipzig, em particular, oferecem condições de vida ideais para amigos emplumados.

Apesar deste retorno feliz, a população veloz é um problema para o mundo das aves locais. Os números mostram declínios alarmantes de 6,7% anualmente, restando apenas 42% da população original. Os declínios são particularmente visíveis nos estados federais do norte, como Schleswig-Holstein, Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental e Bremen. Isto não se deve apenas à falta de oportunidades de nidificação, mas também ao declínio dos insectos voadores, que é ainda agravado pelas alterações climáticas.

Medidas de proteção e observações

Numerosas medidas são propostas para apoiar a população veloz. Isto inclui um planeamento sensato dos trabalhos de renovação e a instalação de auxiliares de nidificação em locais adequados. A importância dos salvadores de aves fica clara quando se considera que pouco menos de 40 mil andorinhões foram relatados durante a chamada “Hora dos Pássaros de Jardim” em 2023, colocando esta ave no 9º lugar do ranking.

Para identificar e proteger esta espécie, o site Brodowski Fotografie oferece diversas informações e imagens que são de grande valor para observadores de aves e amantes da natureza. Porque a sobrevivência destas aves fascinantes é importante para todos nós.

Portanto, vamos garantir a proteção dos andorinhões e dos seus habitats. Porque com um pouco mais de consciência podemos garantir que estes animais maravilhosos continuem a voar sobre os nossos telhados no futuro. O sucesso destes esforços também será medido pelo retorno das aves no próximo ano!

COVID-19, alterações climáticas e conservação da natureza – todos estes tópicos também afectam o nosso querido andorinhão. NABU enfatiza a necessidade de oferecer aos animais um futuro seguro e de chamar a atenção para as suas ameaças para que em breve não tenhamos apenas que sonhar com os andorinhões.