Nutrias em alta: Perigo para quem está em MV!
As nutrias estão se espalhando rapidamente em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, ameaçando causar danos e perigo às pessoas. Números e medidas atuais.

Nutrias em alta: Perigo para quem está em MV!
Em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, a rápida disseminação das nutrias é um tema de conversa. Os animais conhecidos como ratos d'água ou castores do pântano tiveram um crescimento populacional significativo nos últimos anos. Em 2025, foram mortas 4.037 nutrias, enquanto há cerca de dez anos eram apenas 143. Isto corresponde a um aumento de 46,8 por cento em apenas dois anos, como relata a n-tv.
A elevada densidade desta espécie animal é particularmente evidente no distrito de Ludwigslust-Parchim, com 2.868 indivíduos abatidos. Mas 934 nutrias também foram mortas no distrito de Nordwestmecklenburg, enquanto em Rostock e no distrito de Vorpommern-Rügen não houve nenhum sucesso de matança desde 2017. O Ministério do Meio Ambiente já documentou 348 pontos de descoberta na região até 2023, o que representa um aumento significativo de 60 pontos desde 2018. Uma razão para a falta de caça em certas áreas pode ser a falta de oportunidade para fazê-lo, como mostrado pelos locais condições, notas ndr.
Perigos e danos causados por nutrias
Não é apenas o aumento da população que preocupa. Nutrias representam um sério risco às pessoas e ao meio ambiente. Através da sua escavação, minam aterros, barragens e diques, o que põe em perigo a estabilidade. Acontece repetidamente que veículos ou pedestres invadem os aterros minados. O risco de lesões aumenta sensivelmente, especialmente para os incautos. Eles também causam danos permanentes à vegetação ciliar e à entrada de sedimentos, o que alarma os moradores da região, amantes da natureza.
A nutria é uma espécie invasora que não só pressiona a flora nativa, mas também ameaça outras espécies animais. Pesando até 10 quilos e medindo até 65 centímetros de comprimento, esses animais dão à luz de quatro a sete filhotes uma ou duas vezes por ano, fazendo com que sua população aumente rapidamente. A discussão sobre como lidar com espécies tão invasoras não é nova, e a Associação Alemã de Caça (DJV) enfatiza a necessidade de caçar estes animais para garantir a proteção das espécies. Na verdade, mais de 100.000 nutrias foram mortas em todo o país na época de caça 2020/2021, o que mostra a seriedade com que o problema é levado.
Discussão pública e gestão
A empolgação com a nutria faz parte de uma discussão mais ampla sobre espécies invasoras na Alemanha. A NABU apela a medidas que também tenham em conta métodos não cinegéticos para gerir a população destes animais. Birte Brechlin, da NABU, salienta que a gestão permanente da vida selvagem é necessária para combater as causas da sua propagação e para responder às novas circunstâncias. Por último, outras espécies invasoras, como o ganso egípcio ou o guaxinim, também têm impacto nos ecossistemas locais, o que sublinha a necessidade de uma visão diferenciada, como pode ler-se em nationalgeographic.de.
Os cidadãos de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental são chamados a levar a questão a sério e a reconhecer os perigos que as nutrias representam. A caça destes animais é permitida desde 2017 e é vista por muitos como uma medida sensata. Mas as opiniões estão divididas sobre a melhor forma de lidar com espécies invasoras. Resta, portanto, ver que estratégias os responsáveis desenvolverão para garantir um espaço de vida seguro no futuro.
Para mais detalhes sobre as nutrias e seu impacto na região, recomendamos dar uma olhada nas reportagens da n-tv, ndr e nationalgeographic.de.