Elbe ameaçadoramente profundo: o envio está na frente disso!

Extrem niedrige Wasserstände an der Elbe aufgrund anhaltender Trockenheit gefährden Schifffahrt und Fischbestände in Niedersachsen.
Níveis de água extremamente baixos no elba devido a estoques persistentes de seca, transporte e peixes em perigo da Baixa Saxônia. (Symbolbild/MND)

Elbe ameaçadoramente profundo: o envio está na frente disso!

Parchim, Deutschland - A situação do Elba é alarmante: os níveis de água são atualmente excepcionalmente baixos e não apenas um desafio para o envio, mas também uma ameaça à vida selvagem doméstica. De novo e de novo, a seca contínua é manchetes. Foi apenas em junho que quase não havia precipitação, o que apertou ainda mais a situação. Today the level in Neu Darchau shows a water level of only 83 cm-an alarming sign that we have not seen in the region for a long time, as NDR.

Especialmente na área da “Rota 9” entre Dömitz e Hitzacker, o envio quase parou. Lá, o fairway deve ser descrito como um quadril alto, com uma profundidade de apenas 50 cm. Os barcos esportivos geralmente ficam presos e precisam de ajuda para serem libertados dos bancos de areia. Em Hitzacker, o mestre do porto até aconselha as viagens ao porto, o que fez com que alguns proprietários de barcos suspendessem seus planos.

Os efeitos no mundo animal

Os níveis extensos de água baixa não são apenas um incômodo para os velejadores, mas também têm consequências dramáticas para a fauna do elba. Fischer relata de secagem de afluentes e queda de valores de oxigênio na água, o que é particularmente crítico do porto de Hamburgo. O teor de oxigênio é apenas 3,5 mg/L - um valor que é perigoso para muitos seres vivos. Na região do stade, por outro lado, os valores são um pouco melhores e estão entre 6,5 e 7 mg/L. O Escritório do Estado da Baixo Saxônia para Gerenciamento de Água, Conservação Costeira e Natureza reage a essas mudanças preocupantes com um programa de medição especial para o exame da qualidade da água, como relatórios Taz.

Especialistas do NLWKN alertam que os baixos níveis de água representam uma ameaça aos estoques de peixes e outras criaturas de água. O nível da água em Neu Darchau fica a 37 cm abaixo da água baixa e é um dos valores mais baixos desde o início das gravações. No geral, esse valor foi reduzido apenas seis vezes desde 1874.

Mudança climática como a principal causa

A seca atual não é apenas causada pelos últimos meses de secura. Tais condições extremas também são o resultado dos anos secos de 2018 a 2020 e 2022. A falta de derretimento da neve no inverno apertou ainda mais a situação. De acordo com uma pesquisa do Federal Environment Office, existem relações significativas entre as mudanças climáticas e as mudanças na disponibilidade de água, como é examinado no projeto Wadklim. Os efeitos no abastecimento de água, o balanço da água do solo e a disponibilidade de águas subterrâneas na Alemanha são analisadas para desenvolver soluções para futuros conflitos de uso, a Agência Federal do Meio Ambiente.

As balsas Elbe em Hitzacker e Neu Darchau já pararam de operar, o que resulta particularmente em longos desvios para crianças em idade escolar. As empresas agrícolas também sofrem com as novas condições, enquanto os incêndios florestais se enfurecem no Harz. Nessa situação, é mais importante do que nunca ficar de olho nos níveis de água e informar todos os envolvidos, de motoristas de barco a moradores.

Não há chuvas significativas à vista para os próximos dias, para que a situação permaneça tensa. A esperança de melhoria está desaparecendo e resta saber quais medidas são tomadas na região para poder combater os desafios dessas condições climáticas raras.

Details
OrtParchim, Deutschland
Quellen