Primeiro cais de pesca sem barreiras no Lago Wockersee: pesca para todos!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em 26 de novembro de 2025, um cais de pesca sem barreiras foi inaugurado no Lago Wockersee, em Parchim, para tornar a pesca acessível a todos.

Am 26.11.2025 wurde in Parchim ein barrierefreier Angelsteg am Wockersee eröffnet, um Angeln für alle zugänglich zu machen.
Em 26 de novembro de 2025, um cais de pesca sem barreiras foi inaugurado no Lago Wockersee, em Parchim, para tornar a pesca acessível a todos.

Primeiro cais de pesca sem barreiras no Lago Wockersee: pesca para todos!

Foi inaugurado um novo cais de pesca sem barreiras em Wockersee, em Parchim, que permitirá às pessoas com e sem deficiência desfrutar da alegria da pesca. A Associação de Pescadores do Estado de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental está por trás deste projeto e tem trabalhado no planeamento desde 2021. A construção, iniciada em fevereiro de 2023, foi uma iniciativa dos próprios pescadores que pretendem fazer campanha por mais participação e inclusão. Claudia Thürmer, representante da associação, enfatizou em seu discurso a solidariedade entre os pescadores.

Os custos de construção do cais ascenderam a cerca de 75.000 euros e foram financiados pelas taxas de pesca do estado de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental. A Dra. Ramona Kern, que também participou da inauguração, enfatizou a importância de vivenciarmos a natureza juntos e a possibilidade de pescar sem barreiras. Para o efeito, o cais foi equipado com grades e arestas especiais que evitam a queda dos caminhantes na água. Ao mesmo tempo, foi criado um caminho livre de obstáculos para a água, para que todos os pescadores, inclusive aqueles em cadeiras de rodas, possam lançar facilmente a isca.

As vantagens do novo cais

O cais de pesca sem barreiras em Wockersee representa um passo importante para a inclusão. Não é apenas um local para prosseguir a sua paixão pela pesca, mas também um local de encontro. Dado que já existem mais de 40 pontes pedonais deste tipo em Schleswig-Holstein, a experiência desta região poderia ser aproveitada na construção em Parchim. Bernd Dickau, presidente da associação, anunciou que estava planeada a construção de mais passarelas sem barreiras, mas apenas se certas condições fossem cumpridas. Estas incluem acesso sem barreiras, caminhos curtos pavimentados e espaço suficiente para os cuidadores.

Rumo à natureza – para todos!

A pesca tem uma longa tradição e inspira pessoas de todas as idades. O foco não está apenas em desfrutar a natureza, mas também na oportunidade de reduzir o estresse e a componente social do hobby. Um aspecto importante porque a pesca é acessível a muitos: as pessoas com deficiência podem solicitar uma isenção se não puderem fazer o teste da licença de pesca. Os termos e condições são simples e o processamento normalmente leva até quatro semanas.

Além disso, os locais de pesca sem barreiras constituem uma preocupação importante, pois permitem participar ativamente na conservação da natureza e obter alimentos biológicos. Portanto, se você procura uma experiência de pesca relaxante, encontrará agora outro grande destino na região de Parchim que mostra como vive uma sociedade inclusiva. O cais de Wockersee é um sinal de que a pesca pode ser acessível a todos, independentemente de possíveis restrições. E como diz o ditado? Quem pesca sempre tem um motivo para estar feliz!