Arte para surpreender: Esculturas de Manfred M. Bonewitz em Zachow!
Descubra a arte de Manfred M. Bonewitz: esculturas em arenito e mármore na mansão Zachow até 17 de outubro de 2025.

Arte para surpreender: Esculturas de Manfred M. Bonewitz em Zachow!
Nos arredores pitorescos da mansão Zachow, os amantes da arte têm a oportunidade de maravilhar-se com as fascinantes obras do escultor Manfred M. Bonewitz. O talentoso artista expõe suas esculturas em uma exposição especial até 17 de outubro de 2025, que oferece uma visão de seus 35 anos de criatividade. Nordkurier relata que Bonewitz começou a expressar sua criatividade no início dos anos 1990. Anteriormente trabalhou como compositor e designer de mídia, o que lhe deu uma base versátil para sua carreira artística.
O foco da Bonewitz está no processamento de arenito saxão e mármore italiano. Sua abordagem à escultura é única. Em vez de perseguir um conceito pré-fabricado, ele trabalha de forma espontânea e permite que a forma das suas obras surja durante o processo criativo. Desta forma, ele transfere imagens interiores, sensibilidades e sentimentos para as suas esculturas. Os clientes de suas obras relatam que se sentem atraídos por determinadas peças e associam alegria a elas.
A arte de romper
Bonewitz descreve sua intenção na escultura como uma tentativa de “romper algo”. Ele enfatiza repetidamente que para ele a pedra é um meio indispensável que o força a uma certa forma de expressão. “O processo criativo pode levar à alegria e à realização, mas também à destruição e à fragmentação”, explica ele. Este exame profundo do material contribui para a qualidade única das suas esculturas, muitas vezes percebidas como harmoniosas e dinâmicas.
Uma citação de Fritz Wotruba, um dos mais importantes escultores modernos, resume: “A barbárie e a cultura devem unir-se numa boa escultura”. Essa combinação de expressão emocional e sofisticação técnica também pode ser encontrada nas obras mais conhecidas de Bonewitz, como “Flor Fertilizada”, “Rio da Vida” e “Jogo de Forças”. Eles refletem uma tensão entre dinâmica e centralização.
Diversidade da tradição escultórica
A arte da escultura tem uma longa tradição e remonta às primeiras descobertas de pequenas esculturas figurativas na Europa. Wikipedia descreve que esculturas feitas de pedra e outros materiais duradouros são frequentemente mais bem preservadas do que aquelas feitas de materiais perecíveis. Esta forma de arte passou por numerosos desenvolvimentos ao longo dos séculos, desde os arcaicos Kuroi e Koren até as obras-primas da antiguidade clássica. Ao longo da história, os escultores desenvolveram continuamente novas formas de expressão e técnicas para refletir temas sociais e culturais.
As obras de Manfred M. Bonewitz fazem parte desta longa tradição e continuam a busca intemporal de expressão e significado na escultura. Quem se interessa por arte ou apenas deseja passar uma tarde encantadora no Zachow Manor House tem a oportunidade de conhecer as obras únicas deste talentoso artista até meados de outubro. A exposição está aberta neste horário, de segunda a quinta, das 8h às 12h, e sexta, das 15h. às 19h e sábado das 9h às 12h.
Cada visita não é apenas um deleite para os olhos, mas também um convite ao envolvimento com as imagens interiores e os processos criativos da escultura.