Tráfico de drogas com armas: os réus de Rostock podem sair de férias primeiro!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Tráfico de drogas em Rostock: Dois réus, incluindo um maquinista, estão sendo julgados por tráfico de drogas e posse de armas.

Drogendeal in Rostock: Zwei Angeklagte, einschließlich eines Lokführers, stehen vor Gericht wegen Drogenhandel und Waffenbesitz.
Tráfico de drogas em Rostock: Dois réus, incluindo um maquinista, estão sendo julgados por tráfico de drogas e posse de armas.

Tráfico de drogas com armas: os réus de Rostock podem sair de férias primeiro!

As coisas têm estado muito agitadas em Rostock nos últimos dias. Benjamin H. e Andre Sch., ambos com trinta e poucos anos e aparentemente abastados, compareceram ao tribunal distrital por causa de seu envolvimento em tráfico de drogas. Benjamin, maquinista de trem e pai de um filho de onze anos, assim como André, paisagista e administrador de propriedades com três filhos, agora estão no foco do sistema judiciário. A acusação? Tráfico de drogas e posse de arma ilegal. Como relata nordkurier.de, a investigação foi desencadeada por uma denúncia anônima de um “confidente”, que fornece mais informações sobre as estruturas do comércio de drogas na região.

Os investigadores se depararam com um buraco no chão de uma fazenda onde encontraram impressionantes cinco quilos de maconha e uma pistola totalmente automática sem número de arma. Esta arma foi modificada para que doze cartuchos cabessem no carregador. Benjamin H. afirmou ter comprado maconha para uso próprio e, segundo suas declarações, nada sabia sobre a arma. André Sch. No entanto, ele é acusado de comprar e vender drogas em Hamburgo enquanto residia em Rostock.

Veredicto do tribunal e punição

O Ministério Público exigiu pena suspensa de seis meses para Benjamin H. e Andre Sch. pena de prisão de dois anos e oito meses. Em última análise, o tribunal concedeu a H. a possibilidade de liberdade condicional e Sch. a pena de prisão. Em uma reviravolta inesperada, Andre Sch. permissão para sair de férias antes de iniciar a pena de prisão e também renunciou à devolução da arma. O juiz e o Ministério Público instaram ambos os arguidos a permanecerem impunes no futuro, especialmente durante o período de liberdade condicional. [nordkurier.de](https://www.nordkurier.de/regional/rostock/drogenhandel-mit- Waffen-vor-haftantritt-geht-es-erst-noch-in-den-urlaub-3669060) mostra que este veredicto é mais do que apenas um caso de tráfico de drogas - ele lança luz sobre os problemas profundos com os quais nossa sociedade está lutando.

A situação das drogas na Alemanha não é fácil. De acordo com Statista, cerca de 347.000 casos de crimes relacionados com drogas foram registados pela polícia em 2023, um aumento de 2 por cento em comparação com o ano anterior. A cannabis desempenha um papel significativo nisso; a proporção de casos de cannabis excedeu a marca de 90% durante anos. Cerca de 208 mil destes casos envolveram cannabis, que é parcialmente legal desde 1 de abril de 2024. Mas, apesar destas mudanças, o mercado de drogas na região continua problemático.

Antecedentes e organização do comércio de drogas

Uma análise do panorama da droga em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental mostra que as estruturas criminosas estão profundamente enraizadas. De acordo com ndr.de, estas são muitas vezes organizações que têm suas origens na antiga União Soviética. A máfia russa, em particular, desempenha um papel central na organização do comércio de drogas na região, com análises de águas residuais mostrando padrões crescentes de consumo de substâncias ilegais. Uma testemunha-chave, Aleksej G., também viveu lá e falou sobre os mecanismos e redes que tornam possíveis tais acordos.

O comércio de droga não é, portanto, apenas um caso de crimes individuais, mas reflecte problemas sociais mais vastos que são alimentados por um grande número de intervenientes. A criminalidade relacionada com a droga é um fenómeno de grande escala impulsionado pela violência, corrupção e problemas socioeconómicos que continua a criar muitos desafios na nossa sociedade.