Exercício da OTAN Quadriga 2025: Rostock está se preparando para emergências no mar
Rostock será o palco do exercício “Quadriga” da NATO em 2025, que treina a prontidão operacional marítima e a cooperação internacional.

Exercício da OTAN Quadriga 2025: Rostock está se preparando para emergências no mar
Cerca de 8.000 soldados da Bundeswehr estão em pleno destacamento: a série de exercícios da OTAN “Quadriga 2025” está actualmente a fazer nome. O subexercício “Role2Sea” está particularmente em destaque. Este exercício de foco simula uma situação crítica em alto mar, na qual 30 pessoas ficam feridas a bordo de um grande navio da Marinha Alemã após a explosão de uma mina. Duas destas pessoas gravemente feridas já foram transportadas de helicóptero para a Clínica Rostock Südstadt, onde são tratadas imediatamente e levadas para a sala de choque. Alto ndr.de Mais feridos serão transportados amanhã, enquanto tudo se prepara para a próxima etapa no navio de abastecimento “Frankfurt am Main”.
Mas o que está por trás da série de exercícios “Quadriga 2025”? A Marinha é a principal responsável pela organização dos exercícios e tem todos os motivos para estar feliz: o foco agora mudou das operações terrestres e aéreas em 2023 e 2024 para as operações marítimas. A responsabilidade geral cabe ao comando naval em Rostock, que visa demonstrar a capacidade determinada da Alemanha para defender o território da NATO. O apoio logístico a uma manobra de tão grande escala, como a transferência de tropas e equipamento para a Lituânia, também mostra quão bem a Bundeswehr alemã está integrada nas estratégias da OTAN. defesa-network.com relatado.
Desafios marítimos em foco
Para garantir que estes exercícios também possam ser realizados face a ameaças reais, vários cenários devem ser representados. Por exemplo, os soldados treinam para proteger o Suwalki Gap, um corredor vital que liga os Estados Bálticos à Polónia. Numa emergência, a Rússia poderá isolar os seus parceiros da NATO destes países num espaço de tempo muito curto. Por esta razão, os exercícios fazem parte do abrangente “Plano de Operações Alemanha”, que inclui a transferência de até 800.000 soldados xpert.digital.
O objectivo do exercício “Role2Sea” é também garantir uma cadeia de salvamento ininterrupta em condições difíceis, o que é conseguido através de uma estreita cooperação com prestadores de serviços de saúde civis. A logística também não fica para trás: o navio de emergência “Frankfurt am Main” não oferece apenas salas de cirurgia, mas também uma enfermaria para atendimento aos feridos.
Futuro da Bundeswehr e da OTAN
A série de exercícios “Quadriga 2025” é mais do que apenas um espectáculo militar – é também uma expressão da transformação das forças armadas alemãs num centro logístico dentro da NATO. A Marinha também anunciou que o chanceler Friedrich Merz aproveitaria para dar uma primeira olhada no exercício a bordo da fragata “Bayern” na quinta-feira. Resta saber o que está planeado a seguir: O plano é apoiar a transferência de tanques do porto de Rostock para a Lituânia no início do próximo mês, um passo muito claro no sentido da cooperação e apoio internacional.
No geral, a série de exercícios não só mostra a prontidão operacional da Bundeswehr, mas também o compromisso da Alemanha em promover a segurança comum no âmbito da NATO. Mais de 13 nações participam nos vários exercícios, o que sublinha que juntos somos fortes. No próximo ano não só haverá mais exercícios, mas também a criação de um novo comando operacional que controlará o planeamento e a implementação de medidas militares de forma ainda mais eficaz.