Rostock homenageia as vítimas do pogrom de novembro em 10 de novembro de 2025

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Evento comemorativo do 87º aniversário do pogrom de novembro em Rostock, em 10 de novembro de 2025. Discursos, devoções e leituras de alunos.

Gedenkveranstaltung zum 87. Jahrestag des Novemberpogroms in Rostock am 10. November 2025. Reden, Andacht und Lesungen von Schülern.
Evento comemorativo do 87º aniversário do pogrom de novembro em Rostock, em 10 de novembro de 2025. Discursos, devoções e leituras de alunos.

Rostock homenageia as vítimas do pogrom de novembro em 10 de novembro de 2025

Em 10 de novembro de 2025, Rostock comemora o 87º aniversário do pogrom de novembro, um capítulo sombrio da história alemã que também deixou sua marca na cidade hanseática. Neste dia, a cidade é convidada a lembrar a violência e a destruição que se abateu sobre a comunidade judaica naquela época. Este não é um tema fácil, mas é importante enfrentar as memórias sombrias. A Câmara Municipal de Rostock informou que o serviço memorial começa às 9h30 no cemitério judeu em Lindenpark.

As principais vozes no evento memorial incluem o rabino estadual Yuriy Kadnykov e Yuri Rosov, presidente da Comunidade Judaica de Rostock. Suas palavras não devem apenas lembrá-lo, mas também conectá-lo. Haverá então uma caminhada compartilhada até a estela memorial no antigo local da sinagoga na Augustenstrasse. O evento memorial oficial acontecerá às 10h, com a prefeita Eva-Maria Kröger e o presidente da Câmara Municipal, Dr. Heinrich Prophet, dando a sua opinião. O evento é organizado pela Casa Max Samuel, pela Comunidade Judaica de Rostock, pelo Diálogo Inter-religioso e pela cidade de Rostock.

Lembrando e comemorando

Durante a Kristallnacht em 1938, Rostock experimentou uma onda de violência contra os judeus, que se manifestou na destruição de sinagogas e lojas e na profanação do cemitério judaico. Naquela época, 64 residentes judeus de Rostock foram levados sob custódia protetora. Estas memórias terríveis não são apenas parte do passado, mas também uma lembrança do presente. Correio do Norte sublinha que os últimos sinais visíveis de vida judaica em Rostock desapareceram na sequência do pogrom de Novembro.

Os alunos da Escola Jenaplan lerão os nomes das vítimas da Shoah em Rostock como parte do evento memorial, que certamente será um momento comovente. Ao mesmo tempo, este gesto mostra a importância de transmitir memórias às gerações futuras.

Evento memorial descentralizado

Além da comemoração no dia 10 de novembro, haverá um evento memorial descentralizado no dia 9 de novembro intitulado “Som das Pedras Memorial”. Isso acontecerá em seis locais em Rostock e oferecerá pequenos concertos entre as 17h45 e as 17h45. e 18h15 O final é a música iídiche “Dos Kelbl”. As pedras memoriais homenageiam as vítimas e estão espalhadas por toda a cidade, inclusive na Altschmiedestrasse, Kröpeliner Strasse e no Neuer Markt. ZDF hoje sublinha que o dia 9 de novembro não é apenas um apelo a olhar para trás, mas também um apelo a levar a sério o antissemitismo do presente e a lutar ativamente contra ele.

Ambos os eventos são um motivo de preocupação e participantes de toda a região, incluindo Bad Kösteritz, Gera, Jena, Naumburg, Schwaan e Weimar, ajudarão a garantir que as memórias não sejam esquecidas. As vozes do passado devem ser integradas no nosso presente para que juntos possamos tomar uma posição contra o anti-semitismo e a intolerância.