Rostock necessitado: Ajuda ao vício em risco devido ao bloqueio orçamentário!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Rostock enfrenta desafios na ajuda à dependência: o bloqueio orçamental afecta as instituições sociais. Conselhos em risco.

Rostock steht vor Herausforderungen in der Suchthilfe: Haushaltssperre betrifft soziale Träger. Beratung in Gefahr.
Rostock enfrenta desafios na ajuda à dependência: o bloqueio orçamental afecta as instituições sociais. Conselhos em risco.

Rostock necessitado: Ajuda ao vício em risco devido ao bloqueio orçamentário!

Em Rostock, surge um quadro preocupante para a ajuda ao vício. O congelamento do orçamento, imposto devido à situação financeira tensa da cidade, está a ter um grande impacto nos serviços oferecidos pelos prestadores sociais. Em particular, instituições como a Caritas, a Diakonie e a Volkssolidarität estão sob pressão, que não podem permanecer inactivas dado o número crescente de pessoas que procuram ajuda. A situação actual não só põe em perigo as ofertas existentes, mas também pode levar ao encerramento de centros de aconselhamento. Clara Evers-Zimmer, chefe do apoio à toxicodependência na Associação Caritas, está alarmada com o possível encerramento de um dos seus centros de aconselhamento. Isto não só significaria a perda de um ponto de contacto para as pessoas afectadas, mas também comprometeria o atendimento integral na região.

As preocupações também incluem a solidariedade popular e o aconselhamento protestante sobre dependência, que também estão preocupados com os seus serviços. Num comité social, o Senador Social Steffen Bockhan explicou que eram necessárias poupanças devido à situação orçamental tensa da cidade. Ele relatou perdas significativas de receitas, o que poderia limitar significativamente o apoio financeiro a projetos sociais. Birgit Grämke, do centro de coordenação estadual para questões de dependência em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, enfatiza os efeitos negativos sobre aqueles que procuram ajuda. “Menos pessoal de aconselhamento leva inevitavelmente a um declínio no número de pessoas que procuram ajuda”, diz Grämke.

Aumento da demanda por aconselhamento sobre dependência

Uma tendência seriamente alarmante pode ser vista nos números: em 2024, cerca de 1.923 pessoas em Rostock procuraram apoio para problemas de dependência – isto é, 70 a mais do que no ano anterior. Este número crescente destaca a necessidade urgente de medidas preventivas e de reabilitação. Um sistema de apoio à dependência que funcione bem e que só se desenvolveu desde meados do século XIX está agora em perigo. Uma variedade de serviços de apoio que atendem às diferentes necessidades das pessoas com problemas de dependência poderão ser ameaçados pelos cortes se as autoridades responsáveis ​​não reagirem em conformidade.

Além do aconselhamento, as medidas preventivas e os grupos de autoajuda também são de importância central. Estes não só oferecem apoio, mas também espaço para intercâmbio e solidariedade entre as pessoas afetadas. Alto dhs.de Em princípio, a ajuda está disponível para todas as pessoas com problemas de dependência, mesmo que algumas ofertas estejam sujeitas a uma taxa e seja necessária a aprovação das companhias de seguros de saúde. Para um planeamento sustentável e prospetivo da prevenção da dependência, os especialistas apelam a uma estratégia clara por parte da cidade, a fim de garantir o abastecimento atual e futuro.

A oportunidade de horários abertos de consulta que a Caritas oferece em várias cidades mostra como é importante ter acesso fácil às ofertas de ajuda. Numa altura em que o apoio é necessário com maior urgência do que nunca, deve garantir-se que tais ofertas continuem a existir. É agora necessário um apelo à responsabilidade e acção partilhadas para evitar as consequências negativas dos cortes orçamentais em relação ao apoio à dependência.