Ponte Kanonsberg de Rostock: a reforma traz uma lufada de ar fresco para os morcegos!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Renovação da ponte em ruínas em Kanonsberg, em Rostock, até maio de 2026: foco em obras e proteção de morcegos.

Sanierung der maroden Brücke am Kanonsberg in Rostock bis Mai 2026: Bauarbeiten und Fledermausschutz im Fokus.
Renovação da ponte em ruínas em Kanonsberg, em Rostock, até maio de 2026: foco em obras e proteção de morcegos.

Ponte Kanonsberg de Rostock: a reforma traz uma lufada de ar fresco para os morcegos!

Neste momento, há muita coisa a acontecer em Rostock: as obras de renovação da ponte sobre Kanonsberg já começaram e tudo aponta para uma renovação abrangente. Esta ponte, algumas das quais com uma história que remonta ao século XIX, necessita seriamente de obras de renovação. Como relata NDR, foram realizadas inspeções regulares que mostraram que as subestruturas, especificamente os pilares e pilares, de 1860 estão agora dilapidadas.

A obra inclui extensas movimentações de terras, particularmente necessárias para o desmantelamento e renovação das subestruturas. Está previsto que este novo edifício esteja concluído até maio de 2026. Os custos totais do projeto rondam os 1,35 milhões de euros, valor que será investido no futuro das infraestruturas de Rostock.

Parada para visitantes e desvios

Atualmente você pode ver grandes escavadeiras e terraplenagens visíveis no porto da cidade. Parte das instalações exteriores do lado norte deverão ser encerradas durante esta obra. Mas não se preocupe: o caminho pedonal e a ciclovia abaixo do Kanonsberg permanecerão utilizáveis ​​durante todo o período de construção, para que os caminhantes e ciclistas possam continuar a fazer as suas rondas.

Para permitir o acesso à ponte, as obras de demolição da antiga ponte pedonal terão início em maio de 2025. No âmbito desta obra, será também desmontada a escada de acesso à ponte. A superestrutura de aço, composta pela banda de rodagem e pelo guarda-corpo, é elevada da subestrutura por meio de um guindaste móvel e transportada para uma oficina para reparo. Tanto esforço é necessário porque a vida útil da ponte foi finalmente alcançada, como explica o departamento de engenharia civil de Rostock num anúncio recente. Neste contexto, também são realizadas sondagens de munições explosivas para verificar o subsolo em busca de possíveis bombas não detonadas, medida comum e necessária em projetos de construção.

Proteção dos morcegos e conscientização da natureza

Um aspecto importante do trabalho de renovação é a proteção dos morcegos que vivem em Kanonsberg. Um total de 16 caixas de morcegos foram montadas nos antigos pilares da ponte. Estas caixas estão agora a ser desmanteladas, mas em estreita coordenação com a autoridade inferior de conservação da natureza. Serão fornecidos alojamentos de substituição para os morcegos, para que os animais possam voltar imediatamente após a conclusão da nova ponte. De acordo com NABU, é importante realizar um planejamento de construção voltado para o futuro, a fim de não influenciar negativamente a população de morcegos. Afinal, a falta de alojamento poderia tornar-se um problema para os animais.

A cooperação entre os promotores e as autoridades de conservação da natureza é um passo positivo para a protecção da natureza e das espécies - e não apenas para os morcegos. Ao renovar esta parte da paisagem urbana de Rostock e ao mesmo tempo ter em conta as necessidades do mundo animal, está a ser enviado um sinal importante para uma coexistência responsável. Quer isto se aplique à estrutura do edifício ou ao mundo animal, o trabalho anda de mãos dadas aqui.

Estas medidas não só irão melhorar Kanonsberg como um destino turístico popular, mas também fortalecerão a infra-estrutura verde da cidade. Portanto, vamos ficar entusiasmados para ver como ficará o resultado após a conclusão - com certeza continuará emocionante em Rostock!