Alarme de mofo nas escolas de Rostock: nhoque causa agitação!
Estudantes em Rostock encontraram mofo em nhoques na merenda escolar. Os marinheiros do almoço estão investigando a causa e retirando os produtos afetados.

Alarme de mofo nas escolas de Rostock: nhoque causa agitação!
Em Rostock, um incidente envolvendo refeições escolares está causando agitação e discussão. No dia 1º de dezembro, alunos da Jenaplanschule descobriram mofo incomum em seu nhoque, servido com molho de milho e queijo feta. A refeição foi fornecida pelos Midday Sailors, fornecedor comunitário de alimentos. Estes eram anteriormente responsáveis pela alimentação escolar, depois de a remunicipalização da alimentação escolar ter sido implementada gradualmente após as férias de verão. O incidente reacendeu preocupações de longa data sobre a qualidade dos alimentos. De acordo com o Ostsee Zeitung, os funcionários da escola inicialmente não notaram nada de incomum, enquanto os alunos reclamaram de um gosto estranho.
O nhoque tinha prazo de validade até 13 de janeiro de 2027, mas um pacote estava estragado. Elvis-Ku Kankimbi, um aluno do 10º ano, foi quem descobriu o bolor e informou imediatamente o pessoal do refeitório. É uma sorte que nenhum problema de saúde tenha sido relatado entre os estudantes até agora. Após o incidente, todos os nhoques foram imediatamente retirados da venda e os estoques restantes foram bloqueados.
Preocupações crescentes entre os pais
Os marinheiros do almoço já reembolsaram os pais afetados pelo custo da refeição estragada. Entretanto, porém, as críticas ao novo sistema de abastecimento aumentaram. Os pais reclamam das regras rígidas de pedido, das pequenas porções e dos procedimentos pouco claros que dificultam o acompanhamento. Embora uma cozinha comercial planejada em Brinckmansdorf ainda não esteja pronta para uso, a comida é temporariamente entregue externamente, o que leva a rotas de transporte mais longas.
O grupo parlamentar da CDU em Rostock já criticou duramente a cidade pela má gestão e problemas de entrega. Chris Günther, líder do grupo parlamentar da CDU, enfatizou que a cidade falhou na remunicipalização da merenda escolar. No entanto, Andreas Schwarz, diretor administrativo da Mittagsmarinen, faz justiça com as próprias mãos e aponta para o alto conteúdo orgânico das refeições preparadas pelo método cook-and-chill nas escolas.
Um olhar sobre o futuro da merenda escolar
Existem inúmeras ideias para melhorar a alimentação escolar. O Ministério Federal da Agricultura, Alimentação e Comunidade enfatiza a necessidade de recomendações com base científica. O padrão de qualidade, desenvolvido pela Sociedade Alemã de Nutrição, visa garantir um cardápio saudável e sustentável nas escolas. A norma apoia os responsáveis na implementação de uma oferta alimentar equilibrada que contribua para o desenvolvimento físico e mental de crianças e jovens.
Ainda há uma grande demanda por almoços quentes nas escolas de Rostock. Estudos demonstraram que 69 por cento das crianças entre os 6 e os 17 anos têm acesso a esses alimentos. Mas o caminho para otimizar as refeições escolares é difícil, como mostram incidentes recentes. A cidade de Rostock prometeu oferecer soluções de transição mais rápidas para reconquistar a confiança dos pais e garantir uma transição suave para o novo abastecimento alimentar. Especialistas de diversas áreas já estão trabalhando para melhorar a qualidade para que as crianças possam esperar pelo almoço no futuro e não encontrarem mais nhoque mofado.