Renovação do Greif: A cidade de Greifswald enfrenta uma decisão que vale milhões!
Os cidadãos de Greifswald decidem sobre os custos de renovação do navio-escola “Greif” – um património marítimo.

Renovação do Greif: A cidade de Greifswald enfrenta uma decisão que vale milhões!
O futuro do navio-escola “Greif” está em jogo. Os cidadãos da cidade de Greifswald decidiram adiar a decisão final sobre o financiamento da renovação do navio tradicional para o início de dezembro. A razão para isto é o aumento dos custos de renovação, que totalizam agora 7,7 milhões de euros e requerem uma decisão abrangente. A estimativa de custo original de 4,4 milhões de euros mais do que duplicou. No passado, o “Greif” estava a ser renovado no estaleiro de Stralsund, onde decorrem há cerca de três anos as obras do embaixador marítimo da cidade. NDR relata que o líder do grupo parlamentar da CDU, Gerd Martin Rappen, enfatizou que as informações mais recentes seriam verificadas e as questões deveriam ser discutidas dentro dos grupos parlamentares.
O “Greif” não é apenas o único navio-escola construído na RDA, mas também um símbolo da história marítima da região. Depois de o navio ter perdido a navegabilidade em 2020, foi necessária uma renovação abrangente, que já estava planeada em 2020 com um orçamento de 3,5 milhões de euros. Mas os danos imprevistos na estrutura exterior e a falência da empresa originalmente comissionada levaram a atrasos e custos mais elevados. A empresa Strela Shiprepair já assumiu a obra e, segundo relatório da n-tv O progresso já é evidente: o casco está com nova pintura, os mastros estão no lugar e a superestrutura do convés está quase montada.
Novos custos, novas considerações
Para continuar a renovação, a cidade teria de angariar mais três milhões de euros. Isto poderia dar aos cidadãos de Greifswald uma escolha: cancelar a renovação, continuar como navio-museu ou vender o navio tradicional. Os grupos políticos estão conscientes da pressão financeira; O SPD/Die Linke está a considerar disponibilizar os fundos, mas sugere reconsiderar a sua utilização futura, por exemplo, como navio fretado ou local de eventos. A associação de apoio Rahsegler Greif já coletou mais de 2.700 assinaturas para apoiar a continuação dos trabalhos de renovação.
A discussão política também é acompanhada pela AfD, cujo líder do grupo parlamentar, Nikolaus Kramer, apela ao governo federal para que assuma maior responsabilidade pela preservação do navio tradicional. O prefeito Stefan Fassbinder está conversando com vários financiadores. A razão para isto é a perspectiva de que uma fundação federal possa começar a fornecer até dez milhões de euros anuais para a preservação de navios tradicionais em 2026. Também relatado iate que o governo federal planeja agora apoiar financeiramente os municípios e apoiar associações na preservação de navios tradicionais.
Um património marítimo em perigo?
O “Greif” representa não apenas um pedaço da história, mas também uma parte importante da tradição marítima que precisa ser preservada. Com o regresso ao serviço previsto para 2025, aumentam as expectativas dos cidadãos, que têm feito campanha pela preservação do navio através de uma petição online com cerca de 1.500 assinaturas. Numa altura em que os navios tradicionais devem ser promovidos mais do que nunca, surge a questão: Poderá Greifswald assumir a responsabilidade por este património marítimo? A próxima reunião em Dezembro será crucial – os corações do povo de Greifswald batem em torno do “Greif”.