Schwerin em crise: referendo sobre a venda do parque Lankow!
O primeiro referendo sobre o futuro do parque distrital de Lankow acontecerá em Schwerin em 25 de janeiro de 2026.

Schwerin em crise: referendo sobre a venda do parque Lankow!
Em Schwerin os sinais apontam para a participação! Hoje, 22 de dezembro de 2025, cerca de 80 mil cartas serão preparadas para um referendo sobre a venda de um playground e parque no distrito de Lankow. O que antes era apenas um parque municipal poderá em breve se tornar um canteiro de obras para aluguel de apartamentos, lojas e consultórios médicos para um investidor. O preço deste projeto? Um total de 18 milhões de euros. O referendo acontecerá no dia 25 de janeiro de 2026 e ocorrerá exclusivamente por voto por correspondência – uma novidade na história de Schwerin.
Para que a decisão seja válida, pelo menos 20 mil dos cerca de 80 mil eleitores elegíveis devem participar. Estes devem ser registados pelo menos 37 dias antes da votação em Schwerin. Isto significa que todos os residentes com 16 anos ou mais, incluindo cidadãos alemães e cidadãos da UE, são chamados a votar. A autoridade de supervisão municipal tinha sugerido inicialmente associar este referendo às eleições para autarca em Abril de 2026, mas isto foi rejeitado - sobretudo para dar segurança ao planeamento dos investidores.
Protestos de cidadãos e coleta de assinaturas
A resistência da população não pode ser ignorada. Uma iniciativa de cidadania já recolheu 4.000 assinaturas contra a venda. Este tipo de participação cidadã mostra quão importante se tornou o tema do desenvolvimento urbano. O Grupo de Ação de Proteção Urbana e Cultural, abreviadamente ASK Schwerin, apoia o referendo e pede a preservação do parque e do playground. Argumentam que o oásis verde em Lankow é uma parte importante da qualidade de vida dos residentes e que a perda de 5.000 metros quadrados de espaços verdes públicos seria um duro golpe.
O parque não é apenas uma área recreativa sem barreiras, mas também um ponto de encontro social para os residentes locais. Com a venda planeada, os cidadãos perderiam não só uma área verde de lazer, mas também um local central para brincar e passar o tempo que não pode ser substituído por áreas mais pequenas e distribuídas. As exigências são claras: o parque distrital deve permanecer propriedade da cidade e a venda deve ser revertida.
Desenvolvimento urbano e participação cidadã
Todo o evento lança luz sobre as questões do desenvolvimento urbano e o papel da participação dos cidadãos. O desenvolvimento urbano inclui não apenas mudanças estruturais, mas também os aspectos sociais e ecológicos que devem ser integrados nos processos de planeamento. O termo “paradoxo da participação” descreve a frequência com que os cidadãos só são incluídos tardiamente em tais processos, quando o âmbito de acção já é severamente limitado. Uma política de informação transparente e precoce é de grande importância neste contexto.
A participação digital no planeamento do desenvolvimento urbano é obrigatória desde 2017, facilitando que a voz da população seja ouvida. Mas implementar esta participação é muitas vezes difícil, como mostra o caso actual em Schwerin. A opinião pública é necessária e mostra claramente o quanto as pessoas se preocupam com a sua cidade e os seus espaços verdes.
A próxima votação poderá decidir não só sobre a preservação de um parque, mas também sobre como a cidade de Schwerin lidará com os seus espaços verdes e a participação dos cidadãos no futuro. Uma olhada em outras cidades mostra que os espaços abertos são cruciais para a qualidade de vida. Schwerin tem a oportunidade de fazer uma declaração aqui.
O link para informações detalhadas pode ser encontrado aqui: NDR, Campanha de proteção urbana e cultural e Sociedade civil.