Alarme no centro de reciclagem: Corpo de Bombeiros combate incêndio por horas!
Incêndio no centro de reciclagem de Friedländer: A causa do incêndio não é clara, o corpo de bombeiros combate as chamas durante horas. Instruções de segurança para descarte de baterias.

Alarme no centro de reciclagem: Corpo de Bombeiros combate incêndio por horas!
Num cenário dramático, o centro de reciclagem “Environment Plasma” de Friedland sofreu um incêndio devastador na tarde de segunda-feira, 16 de junho de 2025. Chamas irromperam num armazém e os bombeiros foram imediatamente alertados. Cerca de 80 bombeiros de vários corpos de bombeiros voluntários – incluindo Friedland, Sadelkow, Salow, Eichhorst-Genzkow, Schwichtenberg, Kotelow e Neubrandenburg – foram destacados para controlar a situação. Apesar dos intensos esforços de extinção, que demoraram várias horas, a causa exacta do incêndio permaneceu obscura por enquanto. O gerente de operações Stephan Drews enfatizou que já houve casos de baterias autoinflamáveis no local no passado. Isto levanta a questão: Com que segurança descartamos baterias e acumuladores?
Um problema recorrente torna-se claro: apesar de informações abrangentes, muitos cidadãos continuam a eliminar as suas baterias no lixo doméstico, o que pode ter consequências fatais. Drews relembrou um incidente semelhante em 30 de dezembro de 2024, no qual uma bateria defeituosa também causou um grande incêndio. Diante dos perigos, ele apela à população para que descarte as baterias de maneira adequada, já que inúmeros varejistas de eletrônicos e supermercados as aceitam gratuitamente.
Risco de incêndio devido a baterias defeituosas
O risco de incêndio representado por baterias de íons de lítio e de metal de lítio com defeito não deve ser subestimado. De acordo com um relatório da Universidade de Göttingen, isto representa um grave risco de segurança. Estas baterias devem ser embaladas e descartadas separadamente para evitar incêndios. As baterias infladas, que muitas vezes acabam no descarte, estão particularmente em risco. Se você possui essas baterias, não deve armazená-las por muito tempo e sob nenhuma circunstância deve carregá-las novamente. Se a película envolvente estiver danificada, podem ocorrer reações perigosas que podem causar calor e fumo. Relatos de incêndios em caminhões de lixo e instalações de triagem de resíduos mostram a rapidez com que um acidente pode ocorrer.
Outro ponto que não deve ser ignorado: carregar e armazenar baterias Pedelec e e-bike também representa risco de incêndio. Os fabricantes fornecem instruções claras sobre o manuseio seguro e é crucial segui-las. Também é oferecido um serviço de coleta de baterias defeituosas, o que permite seu descarte seguro.
Cuidado com os moradores
Em caso de incêndio no armazém, a população envolvente foi alertada para manter as janelas e portas fechadas por precaução, uma vez que o fumo era transportado para a cidade. O Corpo de Bombeiros monitorou continuamente a situação e garantiu a segurança dos moradores. Apelar à eliminação adequada de pilhas e acumuladores não é apenas uma questão de segurança, mas também uma questão de responsabilidade que cada um de nós deve partilhar.
Para quem quiser saber mais sobre o manuseio e descarte seguro de baterias de lítio, mais informações podem ser encontradas no site da Universidade de Göttingen. É responsabilidade de todos levar a sério esses perigos potenciais. O corpo de bombeiros alerta com urgência - aja agora e garanta a segurança na sua área.