Ataques brutais a policiais em MV: A violência está aumentando!
Houve ataques brutais contra policiais e equipes de resgate em Schwerin. A violência contra os serviços de emergência está aumentando em todo o país.

Ataques brutais a policiais em MV: A violência está aumentando!
A violência contra os serviços de emergência está a aumentar de forma preocupante na Alemanha. Um ataque brutal a um agente da polícia em Schwerin causou recentemente horror. No fim de semana passado, o policial foi brutalmente atacado e chutado até ficar inconsciente. O seu colega conseguiu evitar novos ataques, mas o incidente põe mais uma vez em evidência a situação perigosa para a polícia e para as equipas de resgate em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental. De acordo com um relatório do SVZ Os ataques aos serviços de emergência na região estão a aumentar.
Uma análise da história recente mostra que este incidente não é um incidente isolado. Em Outubro de 2023, um agente da polícia em Neubrandenburg foi subitamente atingido no rosto por um jovem de 29 anos, e agentes de outras cidades, incluindo Greifswald e Rostock, também sofreram ferimentos graves durante as operações. O número crescente de ataques físicos é alarmante, especialmente quando se considera que 1.103 casos de resistência ou ataques físicos contra a polícia e equipes de resgate foram registados só em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental no ano passado. Isso corresponde a um aumento de 8,8 por cento, segundo o relatório NDR.
Crime geral em declínio
Na medida em que isto também se aplica à criminalidade em geral, temos de diferenciar um pouco: uma tendência anteriormente não publicada mostra que o número total de crimes registados em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental caiu 2,7 por cento para 108.544 casos no ano passado. A diminuição dos roubos é particularmente positiva; aqui houve uma redução de 8,5 por cento. Os números de ataques com faca, no entanto, estão caindo e estão no mesmo nível dos níveis de 2021. No entanto, os números da violência doméstica permanecem preocupantemente estáveis, em mais de 5.000 casos, incluindo lesões físicas perigosas, como NDR relatórios.
Desenvolvimento dramático da violência policial
Num contexto mais amplo, a Polícia Criminal Federal (BKA) publicou estatísticas alarmantes. Em 2023, cerca de 106 mil agentes foram vítimas de atos violentos, o que representa um aumento significativo de cerca de 10 por cento em relação ao ano anterior, segundo o notícias diárias relatado. Os desafios que a nossa polícia enfrenta são assustadores e mostram que o foco deve estar na proteção dos serviços de emergência.
Não são apenas os policiais que são alvo de ataques violentos. Os ataques também aumentaram nos serviços de emergência. Em 2023, foram registados 687 ataques a bombeiros e 2.050 ataques contra outros serviços de emergência. Estes desenvolvimentos alarmantes exigem uma acção forte por parte dos políticos e da sociedade.
Reações e perspectivas
O Ministro do Interior de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, Christian Pegel, manifestou preocupação com o aumento da violência contra os serviços de emergência e está a analisar medidas para melhorar a protecção, tais como poderes alargados para a polícia lidar com a violência doméstica. Nesta situação tensa, é mais importante do que nunca lutarmos juntos contra a violência e criar um ambiente seguro para os nossos ajudantes.
As tendências actuais dão-nos esperança de que o declínio em muitas áreas da criminalidade não possa também ser utilizado na violência contra a polícia e os serviços de emergência. Se não agirmos, enfrentaremos um futuro sombrio em que as pessoas que trabalham para nos manter seguros enfrentarão situações cada vez mais perigosas.