Schwerin comemora seu primeiro Dia dos Veteranos: reconhecimento e protesto unidos!
O primeiro Dia Nacional dos Veteranos ocorreu em Schwerin em 15 de junho de 2025 para homenagear as conquistas dos soldados.

Schwerin comemora seu primeiro Dia dos Veteranos: reconhecimento e protesto unidos!
Hoje, 15 de junho de 2025, será comemorado o primeiro Dia Nacional dos Veteranos na Alemanha. Esta inovação na cultura alemã da memória foi concretizada por resolução do Bundestag, na sequência de uma proposta do SPD, da União, dos Verdes e do FDP. O dia é dedicado aos ex-soldados e ativos que lutaram pela liberdade, democracia e paz. Robert Hübner, sargento-mor da reserva e veterano do destacamento no Mali, insistiu em participar na marcha dos veteranos em Schwerin, que teve lugar como um dos eventos centrais. A marcha comemorou o serviço dos veteranos e marchou pelo coração da cidade, começando e terminando no Prado Flutuante.
Na véspera do Dia dos Veteranos, o Ministro da Defesa, Boris Pistorius, comentou os desafios que a Bundeswehr enfrenta e apontou a necessidade de mais 60.000 soldados para cumprir os novos objectivos de planeamento da OTAN. Neste contexto, o Dia dos Veteranos é visto não apenas como uma celebração dos soldados, mas também como um apelo à reflexão social sobre questões militares. Cerca de 20 participantes em trajes civis e uniformes participaram da marcha em Schwerin, incluindo a Presidente do Parlamento Estadual, Birgit Hesse, que enfatizou a importância da Bundeswehr e dos veteranos.
Reconhecimento público de veteranos
No prado flutuante, vários quiosques informativos também ofereceram questionários sobre segurança, que foram bem recebidos pelos presentes. Nicole Berndt, que compareceu acompanhada do filho Oskar, destacou a importância do evento para a visibilidade e reconhecimento dos veteranos. Mas nem todas as vozes foram positivas: paralelamente às comemorações, houve críticas na forma de manifestações no Alter Garten e na Bertha-Klingberg-Platz. O organizador Wilfried Hoog expressou preocupação com a possível militarização da sociedade.
Outro tema que será discutido antes e durante a comemoração é o apoio e reconhecimento aos veteranos. Robert Müller, também um veterano com mais de 20 anos de serviço, é um exemplo impressionante de como é importante levar a sério o stress psicológico que permanece após os destacamentos. Para chamar a atenção para este problema, ele percorre 350 quilómetros de Hamburgo a Berlim por ocasião do Dia dos Veteranos.
Críticas e debates
O chanceler Friedrich Merz e a presidente do Bundestag, Julia Klöckner, aproveitaram o Dia dos Veteranos para reiterar a promessa de melhores cuidados e apoio aos veteranos. Klöckner chegou a se manifestar a favor do serviço militar geral para atender às demandas das forças armadas. Neste contexto, vozes da oposição, como Dietmar Bartsch da esquerda, também apelam a uma discussão mais ampla sobre a questão dos militares e o seu papel na sociedade. Os críticos queixam-se de que o foco do Dia dos Veteranos está demasiado centrado nos membros da Bundeswehr e pedem que seja dada mais atenção aos ajudantes civis que apoiam a Bundeswehr.
Henning Otte, Comissário do Bundestag para as Forças Armadas, convidou as pessoas a procurarem o diálogo com os soldados, a fim de compreender melhor as suas perspectivas. O Dia dos Veteranos é, portanto, visto como um ponto de partida para reflexão e gratidão, sem cair na adoração de heróis.
A intenção indiscutível do Dia dos Veteranos é homenagear a coragem e a determinação dos soldados e integrar estas questões no debate social. O respeito e a visibilidade de todos os que lutam pela paz e pela liberdade são de importância central.
Viva o primeiro Dia dos Veteranos com comemorações em todo o país, inclusive em Berlim, onde acontecerão eventos importantes. Para que este dia não seja apenas um acontecimento pontual, mas se torne uma lembrança e respeito anual.