Schwerin comemora sua estreia: The Merry Widow conquista o palco!
Estreia da opereta “A Viúva Alegre” em 27 de junho de 2025 em Schwerin. Diretor: Andrea Schwalbach. Apresentações até 3 de agosto.
Schwerin comemora sua estreia: The Merry Widow conquista o palco!
No dia 27 de junho de 2025, a cidade de Schwerin viveu uma noite muito especial: **A Viúva Alegre**, a opereta mais popular do compositor Franz Lehár, celebrou sua estreia no Festival do Castelo. Esta produção não só promete uma encenação espetacular, mas também traz à tona temas como o amor verdadeiro e a autodeterminação – valores que ainda hoje são importantes. A diretora Andrea Schwalbach traz a opereta ao palco com muita energia e mudanças de andamento, o que torna a performance empolgante. Como relata NDR, o papel de Hanna Glawari é interpretado por Cornelia Zink, enquanto Martin Gerke aparece como Conde Danilo pela primeira vez neste gênero.
O cenário é a pitoresca tenda de teatro no Lago Schwerin, que mergulha o público em um clima festivo. Esta opereta, que tem quase 120 anos, não perdeu nada da sua relevância. Conta a história de Hanna, uma viúva rica que é cercada por numerosos homens no ambiente acolhedor do baile na embaixada de Pontevedrian. Esse entusiasmo, relata [Schwerin](https://www. Schwerin.m-vp.de/schlossfestspiele-Schwerin-2025-die-freudee-witwe/), não se deve apenas à beleza de Hanna, mas também à sua riqueza. Seu ex-amante Danilo, encarregado de resgatá-la das dificuldades financeiras, também precisa descobrir se ele a ama de verdade ou se está apenas cortejando-a por dinheiro.
Um clássico atemporal
A trama se desenrola em um jogo de intriga entre normas sociais e desejos pessoais. Hanna se recusa a se casar com Danilo, a menos que ele diga “eu te amo”, frase que ele jurou que nunca diria. A produção de Andrea Schwalbach promete enriquecer os procedimentos com elementos humorísticos e comoventes. Esses aspectos contribuem para que **A Viúva Alegre** se torne um verdadeiro destaque do repertório teatral, atraindo a atenção mundial. As músicas conhecidas como a música de Vilja e “Lips Silent” dão um charme adicional à performance.
Franz Lehár, nascido em 30 de abril de 1870 na Hungria, é um dos compositores mais influentes da Idade de Prata da opereta vienense. Com **The Merry Widow** ele alcançou seu avanço em 1905, o que tornaria suas obras parte integrante do cenário internacional. No seu trabalho, Lehár integrou inúmeras influências culturais que tornam a sua música distinta. Operetten-Lexikon documenta que mesmo depois do entusiasmo inicial continuou no caminho do teatro musical com obras como “O Conde do Luxemburgo” e “A Terra dos Sorrisos”.
Uma festa para os sentidos
As apresentações de **The Merry Widow** poderão ser vivenciadas em Schwerin até 3 de agosto de 2025. A expectativa já é palpável, até porque outro destaque está por vir: no dia 11 de julho, o vencedor do ESC 2014 se apresentará junto com a Mecklenburgische Staatskapelle. Schwerin mostra-se no seu melhor - com cultura e cores chega ao coração do público.