Sebastian Ehlers está concorrendo: Um novo prefeito para Schwerin?
Sebastian Ehlers está concorrendo à prefeitura de Schwerin. Nomeação pela CDU em 21 de novembro de 2025.

Sebastian Ehlers está concorrendo: Um novo prefeito para Schwerin?
Uma mudança política significativa é iminente em Schwerin: o presidente da cidade, Sebastian Ehlers, anunciou a sua candidatura a prefeito. O jovem de 43 anos, que cresceu e mora na capital paulista, recebeu apoio unânime da CDU. Os seus colegas de partido nomearam-no na noite de quinta-feira, reafirmando a sua confiança na sua capacidade de superar os desafios da cidade. O próprio Ehlers enfatiza que é importante para ele assumir a responsabilidade pela sua cidade natal e contribuir com a sua experiência política. “Gostaria de colocar os interesses de todos os residentes de Schwerin em primeiro lugar”, disse ele em entrevista, como [Ostsee-Zeitung](https://www.ostsee-zeitung.de/lokales/Schwerin/sebastian-ehlers-will-Schwerins-ob- Werden-will-fuer-meine-heimatstadt-verkehrung-uebermachen-DTYOQIDBMJFRPM6OWKPY4N23EM.html).
Antes de sua candidatura, Ehlers era vereador desde 2004 e se destacou como presidente da cidade desde 2019. Ele também trabalha no parlamento estadual desde 2016, onde é diretor-gerente parlamentar do grupo parlamentar estadual da CDU. Apesar de um cargo ministerial tentador que lhe foi oferecido, Ehlers decidiu concorrer a prefeito para suceder ao prefeito cessante Rico Badenschier (SPD), que renuncia ao cargo em 31 de dezembro, após apenas dois anos no cargo e com apenas oito dos 45 assentos no conselho municipal [NDR].
Candidatura com apoio
O cenário político em Schwerin está a tornar-se emocionante: Ehlers quer separar conscientemente a sua campanha eleitoral das suas funções como presidente da câmara. Está sendo considerado se ele entrará na disputa como candidato puro da CDU ou se possivelmente receberá apoio de outras facções. Os círculos políticos locais mostram simpatia por uma “grande solução” para contrariar um possível candidato da AfD. O SPD também pretende apresentar um candidato próprio, o que tornará a situação competitiva ainda mais intensa.
Nas últimas semanas, Ehlers teve inúmeras conversas com cidadãos que o encorajaram a concorrer a um cargo público. O objetivo é melhorar a convivência na cidade e ouvir todos os setores da população. “Vejo como minha função definir as prioridades onde for necessário”, enfatiza o prefeito.
Data da eleição ainda aberta
A data da eleição para prefeito ainda está pendente; No entanto, está a ser discutida a possibilidade de uma data eleitoral na primavera de 2024. O conselho executivo distrital da CDU planeja confirmar a nomeação final de Ehlers em uma assembleia geral em 21 de novembro. Os cidadãos também podem preparar-se para uma corrida emocionante: a AfD planeia anunciar o seu candidato em 15 de novembro, enquanto o SPD está nas suas negociações internas, como relata [Nordkurier](https://www.nordkurier.de/regional/Schwerin/stadtpraesident-sebastian-ehlers-will-oberbuergermeister- Werden-4017770).
As ondas políticas são intensas e a população de Schwerin pode ficar entusiasmada ao ver em que direção a cidade se desenvolverá. Com Ehlers no comando, uma lufada de ar fresco poderá surgir - mas a competição nunca dorme.